
Práticas e Desafios no Ensino: Formação Docente e Inovações Pedagógicas
Organizado por:
Vanessa Suligo Araújo Lima
Silvane dos Santos Ferreira da Silva
Andreia Rodrigues Geres
Rozemeire Pinheiro da Silva
Joyce Cristyane Pereira
ISBN
978-65-5379-688-1
DOI:
10.47573/aya.5379.2.413
N° páginas:
63
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-01-2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A obra “Práticas e Desafios no Ensino: Formação Docente e Inovações Pedagógicas” apresenta uma análise crítica sobre a formação de professores e as práticas educacionais contemporâneas. Com foco na educação continuada, o livro discute a incorporação de tecnologias digitais no ensino, os desafios da Educação Física escolar e o papel do lúdico na aprendizagem. Reunindo estudos de caso e reflexões teóricas, oferece uma abordagem integrada entre teoria e prática, proporcionando subsídios valiosos para educadores, pesquisadores e estudantes interessados na qualificação docente e na inovação pedagógica.
Vanessa Suligo Araújo Lima
Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso-(UNEMAT), Campus de Barra do Bugres-MT- (2012). Licenciada em Educação Física pela Universidade de Brasília – (UNB)-(2015). Bacharel em Educação Física pelo Claretiano- Centro Universitário-(Batatais-SP)-(2023). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres-MT- (2018). Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres-MT, no curso de Licenciatura Plena em Matemática; e Docente da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso- (SEDUC-MT), na Escola Estadual Alfredo José da Silva, no município de Barra do Bugres-MT. Tem experiência na área de Educação, Educação Matemática e Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Identidade Docente, Desenvolvimento e Aprendizagem Profissional da Docência, Pesquisa Narrativa e, Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior. Atuando a mais de 12 anos no chão da Escola e da Universidade pública. Professora de formação, por opção, em permanente constituição docente. Email: [email protected]
Silvane dos Santos Ferreira da Silva
Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UNEMAT), Bacharel em Teologia, e cursando Licenciatura em Letras/Inglês. Especialista em Planejamento Educacional e Educação de Jovens e Adultos, com Pós-Graduação na área. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UNEMAT). Formadora Municipal em Barra do Bugres-MT, Técnica Municipal do Ciclo de Gestão e Metas, e Articuladora Municipal RENALFA. Atuação na Secretaria Municipal de Educação e Cultura com foco em Formação Continuada, acompanhamento de gestores municipais e desenvolvimento de Liderança e Gestão para Resultados. Responsável pela redação de Políticas Públicas e ações de Ensino e Aprendizagem. Coordenação de programas educacionais, supervisão de práticas pedagógicas e monitoramento da aprendizagem na rede pública municipal. Experiência como professora efetiva nas redes municipal e estadual, com ênfase em formação continuada desde 2013. E-mail: [email protected]
Andreia Rodrigues Geres
Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UNEMAT). Pós graduada em Educação Profissional e Tecnologica pelo IFES e em Neuropsicopedagia pela FAVENI. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UNEMAT). Diretora Escolar da Escola Estadual Alfredo José da Silva, Polo da DRE de Tangará da Serra – MT, Secretaria do Estado de Educação -(SEDUC/MT). E-mail: [email protected]
Rozemeire Pinheiro da Silva
Graduada em Licenciatura em Educação Física /Universidade de Brasília – (UNB). Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Candido Mendes. Docente na Secretaria de Educação e Cultura –(SMEC), no município de Barra do Bugres-MT. Tem experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Educação Inclusiva. E-mail: [email protected]
Joyce Cristyane Pereira
Graduada pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil- (ULBRA). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Cuiabá. Docente da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso- (SEDUC-MT). Tem experiência com o Programa de Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o Programa Alfabetiza-MT, atuando na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Inclusiva. E-mail: [email protected]
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20
Ler On-line
