
Medicina Veterinária e Engenharia Sanitária: Desafios e Inovações – Vol. 2
Organizado por:
Prof.° Me. Róger Richelle Bordone de Sá
Prof.ª Ma. Maria Clemente de Freitas
Prof.ª Ma. Paloma Sayegh Arreguy Silva
ISBN
978-65-5379-761-1
DOI:
10.47573/aya.5379.2.444
N° páginas:
80
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30-04-2025
Área do Conhecimento
Ciências Agrárias
Licença:
A obra “Medicina Veterinária e Engenharia Sanitária: Desafios e Inovações – Vol. 2” oferece uma análise interdisciplinar sobre questões contemporâneas relacionadas à saúde animal e ao controle sanitário. Reunindo estudos que abrangem desde a cognição de primatas em cativeiro até a influência da microbiota intestinal equina e o uso de isótopos forenses, o livro discute práticas inovadoras e desafios enfrentados nas áreas de medicina veterinária e engenharia sanitária. Destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes das Ciências Agrárias, este volume contribui com abordagens baseadas em evidências para o aprimoramento do bem-estar animal e da saúde pública.
Róger Richelle Bordone de Sá
É médico veterinário, graduado pelo Centro Universitário de Viçosa (UNIVIÇOSA) em 2015. Especializou-se em Anatomia e Cirurgia Veterinária pelo Centro de Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária (CETAC) em 2016. É pós-graduado em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Faculdade Qualittas, tendo concluído o curso em 2019. Em 2022, alcançou o título de Mestre pelo Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Atua como coordenador do curso de Medicina Veterinária e é professor titular de Anatomia Veterinária I e II, Semiologia Veterinária, Técnica Operatória e Patologia Cirúrgica no Centro Universitário de Caratinga (UNEC), em Caratinga, Minas Gerais, posição que ocupa desde 2018.
Maria Clemente de Freitas
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências Veterinárias pela mesma Universidade, sendo bolsista Capes. Realizou pesquisas na área de controle biológico do carrapato Rhipicephalus microplus utilizando fungos artropodopatogênicos. Durante o mestrado realizou Vivência na Universidade de Santiago de Compostela, Lugo-Espanha. Atualmente é Professora no Centro Universitário de Caratinga-MG (UNEC), ministra as disciplinas de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública; Parasitologia Veterinária; Farmacologia Veterinária; Doenças Infectoparasitárias; e é coordenadora do Hospital Veterinário Joaquim Felício-CASU e Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária-UNEC. Trabalha com clínica e anestesia de pequenos animais no Hospital Veterinário Joaquim Felício-CASU.Pós Graduada em Clínica Médica de Felinos.
Paloma Sayegh Arreguy Silva
Possui mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2007), Residência Médica e Especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade Federal de Viçosa (2005), Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (2003), concentrando seus estudos na área de cirurgia de pequenos animais, com ênfase em ortopedia veterinária e aplicação terapêutica do plasma rico em plaquetas. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais e docência do ensino superior. Professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Caratinga – UNEC.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20
Ler On-line
