Non Ducor, Duco: espaço e silêncio em Paulinho Perna Torta e abraçado ao meu rancor, de João Antônio
Autora:
Prof.ª Dr.ª Ana Cláudia Paschoal
ISBN
978-65-5379-462-7
DOI:
10.47573/aya.5379.1.239
N° páginas:
112
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
05-02-2024
Área do Conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Licença:
Visto como escritor representante da massa anônima das grandes cidades, João Antônio recriou literariamente o ambiente dos marginalizados – jogadores de sinuca, punguistas, otários, moleques de rua, bêbados, prostitutas, guardadores de automóveis, soldados, porteiros de casa noturna, cafetões, pedintes, traficantes e malandros – sempre destinados ao abandono e ao anonimato dentro de um centro urbano que prestigia o homem bem-sucedido.
O objetivo central desta pesquisa consiste em examinar as dimensões do espaço e do silêncio em narrativas que abordam a vida de duas personagens bem diferenciadas do universo criado pelo contista paulistano João Antônio. Mais especificamente, dois aspectos principais são abordados: a importância do espaço e a relevância do silêncio e dos silenciamentos que permeiam os textos. O corpus de análise é composto pelos contos Paulinho Perna Torta e Abraçado ao meu rancor, ambos os narrados em primeira pessoa e ambientados na cidade de São Paulo. O estudo tem por base a pesquisa bibliográfica e a análise dos contos escolhidos.
O referencial teórico utilizado para a consecução do trabalho fundamenta-se, no tocante às questões pertinentes ao espaço ficcional, em A poética do espaço (1996), de Bachelard, O universo do romance (1976), de Bourneuf e Ouellet e Todas as cidades, a cidade (1994), de Gomes, entre outros; já as obras As formas do silêncio: no movimento dos sentidos (2007), de Orlandi, e Silêncio em prosa e verso: minério na fratura das palavras (2007), de Majadas, entre outros, dão suporte teórico no que tange à dimensão do silêncio nas narrativas selecionadas. Além do aprofundamento dos conhecimentos relacionados à obra do escritor, ao gênero do conto, à categoria do espaço e ao modo como o silêncio se apresenta na literatura, espera-se contribuir com as pesquisas acerca do fazer literário do escritor, abrindo novas perspectivas ao exame de tais aspectos, tratados com engenho e arte pelo contista paulistano.
Boa leitura!
Ana Cláudia Paschoal
Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Maringá (2019) – UEM. Possui Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual de Maringá -UEM (2014), especialização em Literatura Brasileira pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí-PR (2003), graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1998) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é professora do Ensino Médio no Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (PR) e professora colaboradora de Literatura Brasileira na UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.