Educação: um universo de possibilidades e realizações – Vol. 10
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-526-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.321
N° páginas:
129
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
11-06-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
É com grande satisfação que apresentamos o décimo volume da série “Educação: um universo de possibilidades e realizações”. Este volume aborda temas importantes e atuais no campo da educação, trazendo uma visão ampla e diversificada sobre os desafios e as oportunidades que se apresentam.
O primeiro capítulo examina o uso das novas tecnologias educacionais no ensino fundamental, explorando as contribuições e os desafios enfrentados por educadores e alunos. O estudo realizado na Escola Estadual Professor Gilberto Mestrinho, em Apuí, Amazonas, oferece uma visão prática sobre o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação.
O impacto da pandemia de covid-19 nas lacunas de aprendizagem é abordado no segundo capítulo, com foco nos desafios socioeconômicos e culturais enfrentados pelos coordenadores pedagógicos. A pesquisa na Escola Estadual Iraci Leitão, em Coari, Amazonas, destaca as dificuldades e estratégias adotadas durante esse período.
Os capítulos seguintes exploram a relação entre escola e família, destacando fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. A análise na Escola Estadual Capitão General Mendonça Furtado mostra a importância da colaboração entre essas duas instituições. A discussão se amplia ao abordar a educação inclusiva, com foco no papel da família no aprendizado de alunos com necessidades especiais, conforme observado na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, em Manaus.
A educação no campo é discutida através de um estudo sobre os saberes tradicionais na produção de farinha de mandioca no município de Uarini, AM. Este capítulo valoriza o conhecimento local e sugere maneiras de integrar essas práticas ao currículo escolar.
A transformação da literatura de cordel e sua relevância para a leitura e a escrita é analisada, destacando a importância de preservar e adaptar tradições culturais na educação. A pesquisa examina como elementos da língua portuguesa influenciam essa forma de expressão tradicional.
A gestão escolar e seus desafios contemporâneos são discutidos em um estudo com gestores das Escolas Estaduais Padre Luis Ruas e Manoel Rodrigues de Souza. Este capítulo oferece uma visão sobre as práticas de gestão e as estratégias adotadas para enfrentar os desafios diários.
Por fim, o capítulo sobre a história das comunidades Omágua/Kambeba do Médio Solimões destaca a importância de dar voz às histórias silenciadas, enriquecendo a compreensão histórica e cultural. Este estudo é um convite à reflexão sobre o papel da educação na preservação das memórias coletivas.
Esperamos que este volume inspire educadores, gestores, pais e todos os envolvidos na educação a continuar explorando, questionando e inovando em suas práticas.
Boa leitura!
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço-PY. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución-PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um privilégio, mas um direito de todos.