Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências 14
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
ISBN
978-65-5379-400-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.263
N° páginas:
185
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
16-12-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
À medida que o século XXI avança, enfrentamos uma série de desafios que remodelam o panorama educacional, desde a interseção de múltiplas disciplinas até as rápidas transformações tecnológicas e socioculturais. O volume 14 da série “Educação e o ensino contemporâneo: práticas, discussões e relatos de experiências” é uma contribuição vital para o diálogo sobre essas questões, oferecendo uma pluralidade de perspectivas e experiências que refletem a complexidade e a dinâmica do ambiente educacional atual.
O livro é inaugurado com uma reflexão penetrante sobre a interdisciplinaridade na história, examinando-a através das lentes da obra de Alexander Lénárd, e se aprofunda em um relato de experiência docente que transcende a tradicional segmentação de saberes. Este capítulo é um prelúdio apropriado para uma obra que se propõe a desafiar as fronteiras do conhecimento.
A segunda parte aborda um tema de urgência imediata: a pós-pandemia da Covid-19 e seus efeitos nos professores da educação rural em Manaus/Amazonas. Este capítulo é um testemunho dos desafios inéditos impostos pela pandemia, exigindo resiliência e adaptação por parte dos educadores em um contexto de recursos limitados e barreiras geográficas.
Os capítulos subsequentes mantêm o rigor e a relevância, discutindo desde a configuração da sala de aula como um espaço de vivência e aprendizagem, até o papel crucial dos psicopedagogos no contexto escolar. A inclusão de discussões sobre o ensino de Libras por professores surdos e ouvintes, bem como a ética na formação de professores para o ensino jurídico, demonstra a diversidade de temas que este volume abarca.
A análise da implementação da Lei 11.645/2008 nas escolas de Porto Nacional – TO e a indagação sobre a base curricular comum em matemática revelam uma preocupação com políticas educacionais e seu impacto prático. Estes estudos são complementados por investigações sobre alfabetização e letramento no Brasil, enfatizando a necessidade de abordagens inovadoras na educação.
A formação integral do estudante é abordada como essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto o uso das tecnologias de informação e comunicação se destaca como um vetor imprescindível na educação contemporânea. Além disso, a educação indígena e os projetos de educação patrimonial são explorados por suas contribuições únicas para a preservação cultural e o reconhecimento da diversidade.
Finalmente, a residência pedagógica é apresentada como um método de ensino e aprendizado através da troca de saberes, enfatizando a importância da formação educacional colaborativa e prática.
Este volume, portanto, é tanto uma celebração das inovações quanto uma reflexão sobre os desafios persistentes na educação. Os autores, a quem agradecemos profundamente, fornecem insights valiosos que são fundamentais para educadores, formuladores de políticas, acadêmicos e todos aqueles envolvidos na jornada de ensinar e aprender.
Ao avançarmos por estas páginas, somos convidados a refletir, questionar e, acima de tudo, a engajar-nos com a educação de uma forma que honre sua complexidade e seu poder transformador.
Boa leitura!
Jacimara Oliveira da Silva Pessoa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Mestra em Educação – Universidad de Los Pueblo da Europa – UPE e Unidade de San Lourenço-PY. Doutora em Ciência da Educação pela Unversidad de San Lourenço – Asución-PY. (2018) Reflito nesta frase de Anísio Spínola Teixeira “A educação não é um privilégio, mas um direito de todos.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20