Educação e Tecnologia: transformando a maneira como ensinamos e aprendemos 3
Organizado por:
Prof.ª Ma. Denise Pereira
ISBN
978-65-5379-333-0
DOI:
10.47573/aya.5379.2.234
N° páginas:
111
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-10-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Com grande satisfação apresentamos o volume 3 da série “Educação e Tecnologia transformando a maneira como ensinamos e aprendemos”. Este trabalho é resultado da necessidade de exploração e debate sobre o papel crucial da tecnologia no contexto educacional, destacando como ela tem se tornado o motor de inúmeras transformações significativas no ensino e na aprendizagem.
Iniciamos com a análise do processo de alfabetização em escolas e sociedades (des)conectadas, buscando entender o que os alfabetizadores têm a dizer a respeito. O foco se direciona para a importância da adaptação ao ambiente de aprendizagem digital, bem como as oportunidades e desafios que ele apresenta.
Avançamos na discussão com a abordagem das rupturas positivas na educação por meio das Tecnologias da Informação (TI) e a necessidade das metodologias ativas. Aprofunda-se a exploração de como as metodologias ativas podem ser potencializadas pelas TIs para transformar a educação.
Segue-se a exploração da inteligência artificial na educação, com enfoque na inteligência artificial generativa, e a utilização de ferramentas tecnológicas no ensino da língua portuguesa. Através de estudo de caso concreto na Escola Estadual Eliana de Freitas Morais, em Manaus – AM/Brasil, evidencia-se o impacto real e prático da tecnologia na educação.
Aprofundamos ainda mais na temática ao tratar de tecnologias, cidadania e educação, abordando práticas digitais e riscos no contexto das instituições escolares. A relevância da tecnologia na promoção da cidadania e os desafios associados à inclusão digital são discutidos, proporcionando uma visão equilibrada das oportunidades e obstáculos que emergem com a digitalização da educação.
Finalizamos com “Célia, Meu Aparelhinho de Televisão”, uma reflexão pessoal sobre como a tecnologia pode afetar a educação em nível individual, demonstrando a influência profunda que a tecnologia pode ter na experiência de aprendizagem de um único indivíduo.
Cada tema abordado neste livro oferece uma visão única e valiosa sobre a intersecção da educação e tecnologia. Esperamos que este volume inspire educadores, pesquisadores e estudantes a continuar explorando as possibilidades ilimitadas que a tecnologia pode oferecer à educação. Com um entendimento mais profundo dessas questões, podemos almejar construir um futuro educacional inovador, inclusivo e eficaz.
Boa leitura!
Denise Pereira
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Especialista em História, Arte e Cultura, (UEPG), Especialista em Tecnologias Educacionais, Gestão da Comunicação e do Conhecimento (CENSUPEG); Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD (FABRAS); Especialista em Gestão Educacional (IBRA), Graduada em História (UEPG) e Graduada em Pedagogia (IBRA). Atualmente Professora/Tutora Ensino a Distância da UEPG, Professora Orientadora de TCC da UFRN, Coordenadora Geral Acadêmica da FASU.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20