Ensino e Aprendizagem: novas práticas, novos saberes – Vol. 2
Organizado por:
Prof.° Dr. Adilson Tadeu Basquerote
Prof.° Dr. Eduardo Pimentel Menezes
ISBN
978-65-5379-440-5
DOI:
10.47573/aya.5379.2.272
N° páginas:
150
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-01-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
“Ensino e Aprendizagem: novas práticas, novos saberes – Volume 2” é uma obra fundamental que se aprofunda nas inovações e estratégias no campo da educação. Este livro reúne uma série de estudos que não apenas examinam os desafios contemporâneos enfrentados por educadores e alunos, mas também apresentam soluções criativas para superá-los.
O livro começa explorando a crucialidade do ensino de geografia para a formação de cidadãos conscientes e engajados, seguido por um estudo de caso sobre a gestão pedagógica em uma instituição de ensino superior, destacando a importância do planejamento educacional e da formação docente. A educação ambiental é um tema recorrente, com capítulos dedicados ao seu papel no ensino fundamental e no ensino de eletroquímica, apontando para a integração da sustentabilidade no currículo escolar.
Uma experiência única é compartilhada através do relato de um projeto de leitura em um presídio, usando cordéis sobre heroínas negras brasileiras, ilustrando o poder da educação como ferramenta de transformação social. A importância do lúdico na aprendizagem da matemática na educação infantil é enfatizada, assim como a relevância de atividades que estimulam a curiosidade e o pensamento crítico.
Este volume também aborda a prática pedagógica em espaços não escolares, a educação em saúde no ensino tecnológico e metodologias adaptadas para o ensino de geografia na educação de jovens e adultos (EJA). Um capítulo sobre a gestão educacional em Cuba oferece uma valiosa perspectiva internacional.
Resumindo, este livro é uma fonte de inspiração e um guia para todos aqueles envolvidos no campo da educação, buscando não apenas enfrentar os desafios atuais, mas também pavimentar o caminho para futuras inovações pedagógicas. É uma leitura essencial para educadores, gestores e todos os interessados em promover uma educação de qualidade e relevante para as gerações futuras.
Boa leitura!
Adilson Tadeu Basquerote
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de Doutoramento Sanduíche no Instituto de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Práticas pedagógicas interdisciplinares: Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Médio (UNIFACVEST). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e em Estudos Sociais – Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Compõe o corpo editorial, científico e de pareceristas de editoras e revistas científicas na área de Ensino e de Educação Geográfica. Possui experiência na Educação Geográfica e Ambiental, dedicando-se em especial ao uso das TIDCs no Ensino e na aprendizagem, Ensino e Aprendizagem, Recursos didáticos. Paralelamente, pesquisa os seguintes temas: Agroecologia, Agricultura Familiar, Gênero em contextos rurais, Associações agrícolas familiares e Segurança alimentar. http://orcid.org/0000-0002-6328-1714
Eduardo Pimentel Menezes
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Planejamento e Técnicas de Ensino pela UNIGRANRIO, Mestre em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira, Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Pós doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense, Consultor Institucional do MEC, Consultor ad hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), Parecerista da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD), Integrante do Conselho Editorial Permanente e do Conselho Científico Permanente da Editora CRV, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Professor Adjunto do curso de Geografia da Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). https://orcid.org/0000-0002-9445-7698
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20