Educação especial inclusiva: fundamentos e práticas
Organizado por:
Prof.° Dr. Marciel Costa de Oliveira
Prof. Me. Guidoelier Zaldivar Gonzalez
ISBN
978-65-5379-216-6
DOI:
10.47573/aya.5379.1.122
N° páginas:
74
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
05-04-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Para o desenvolvimento de um trabalho escolar que esteja permanentemente de portas abertas para a inclusão é interessante pensarmos sobre o momento que estamos vivendo hoje em termos de políticas educacionais. Ou seja, porque estamos sendo convidados a pensar sobre princípios da educação inclusiva. Perceber onde estamos e para onde queremos ir é fundamental para realizarmos esse percurso.
Esse módulo foi preparado pelos professores formadores: Marciel Costa de Oliveira e Guidoelier Zaldivar Gonzalez. Pretende-se realizar uma introdução acerca do histórico princípios, principais aspectos e desafios da Educação Especial Inclusiva!
Marciel Costa de Oliveira
Formado em: Pedagogia, História, Biologia, Educação Especial, Especialista: Educação Especial Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, Docência do Ensino Superior, Psicopedagogia, Educação Infantil, Tutoria para a Educação a Distância, Tecnologia na Educação a Distância, Atendimento Educacional Especializado, Historia Afro e Cultura, Gestão Escolar, Orientação e Supervisão, Análise Clínica e Microbiologia. Mestre em Saúde Pública, Doutorado em Ciências da Educação, Pós Doc em Ciências da Educação. O Mesmo tem experiência na Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio e Superior, professor universitário nos Cursos de Graduação, Pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Guidoelier Zaldivar Gonzalez
Doutorando em Ciências da Educação; Mestre em Ciências da Educação; Especialista em Psicopedagogia Clínico-Institucional, Especialista em Docência do Ensino Superior, Especialista em Educação a Distância, Especialista em Tutoria para a Educação a Distância, Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Especialista em Neuropsicopedagogia. Graduado Licenciatura em Pedagogia, Graduado Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa, Graduado Licenciatura em Biologia; Graduado Licenciatura em Educação Especial, Graduado Licenciatura em Geografia. Graduando em Tecnologia em Gestão Pública. O Mesmo tem experiência na Educação infantil, Ensino Fundamental, em Coordenação Pedagógica e atua como professor nos cursos de graduação e pós-graduação. Orientador de trabalhos de conclusão de curso TCC em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, também atua como Consultor na implementação do Novo Ensino Médio do Ministério da Educação Cultura – MEC.
Participação Especial dos Alunos:
Airton da Silva Ferreira
Ariane Carla Meireles Viana
Camila de Melo Garcia
Cátia Lopes da Silva
Edna Noronha de Paula
Elaine da Silva Barbosa
Elisandra dos Santos Fontes
Giliane da Silva Pereira
Iana Pereira dos Santos
Janaína Ferreira da Silva
Júlio César Ramos de Moura
Lorena Gomes Vasconcelos
Mikael Oliveira de Souza
Mikaela de Lima Ramos
Mirian Pinheiro Lima dos Santos
Priscila Santarém Bentes
Raimunda Nonata Vitor dos Santos
Rickelmis Melo da Silva
Sandy Lucas dos Santos
Sheila Justo dos Santos
Thaís Raquel Lima do Carmo
Vera Lúcia de Souza da Silva
William Melo Cascais
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20