Tecnologia, trabalho e educação: uma tríade de entusiasmo e paradoxos
Autor:
Raphael Henrique de Araújo Vieira
ISBN
978-65-5379-207-4
DOI:
10.47573/aya.5379.1.119
N° páginas:
95
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
21-03-2023
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
Esta pesquisa teve por objetivo discutir as implicações laborais das mudanças observadas na sociedade contemporânea, com destaque à esfera educativa, diante do novo paradigma informacional engendrado pelo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Tal revolução informacional suscita transformações culturais diversas nos indivíduos e em todas as esferas sociais – essas modificações permeiam o mundo do trabalho a partir de um novo contexto laboral, passam a compor o meio educativo e impõem novos desafios e demandas ao trabalho docente que merecem ser avaliadas. É necessário considerar não apenas a visão entusiasta da questão, mas também enfatizar seus contrapontos, a fim de estabelecer um ponto de vista amplo e crítico para um quadro ainda em desenvolvimento.
Raphael Henrique de Araújo Vieira
Raphael Henrique de Araújo Vieira
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), cursou mestrado interdisciplinar em Educação e Comunicação na mesma instituição. É graduado em Letras Português/Inglês (UFU) e em Língua Espanhola (UNAR), áreas nas quais é especialista. Atualmente, é professor na rede privada de educação básica na região de Uberlândia-MG, tendo experiência em todos os níveis de ensino, com ênfase na área de Linguagens e Códigos. Atua, também, como tradutor e intérprete de Língua Espanhola e desenvolve projetos voluntários na área de assistência e promoção social, com experiência em diversos países.