Importância dos cursos de formação continuada ofertados pelo centro de educação à distância do Ceará
Autor:
George Henrique Ferreira dos Santos
ISBN
978-65-5379-154-1
DOI:
10.47573/aya.5379.1.91
N° páginas:
50
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
06-01-2023
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O processo de Formação Continuada de Professores está relacionado com a atualização dos conhecimentos acadêmicos já adquiridos; com o diálogo, a reflexão e a troca de experiências num contexto interdisciplinar de trabalho e a capacidade do profissional em interagir com a problemática do contexto no qual a instituição está inserida. É o momento que o professor deve reaprender os conhecimentos específicos, os conhecimentos pedagógicos e metodológicos de sua profissão e ainda conhecer as novas competências relacionadas com o avanço tecnológico, social e cultural. Por isso, é importante entender como acontece o processo de Formação Continuada na rede de ensino do Estado do Ceará. Para tanto, o objetivo desse trabalho foi apresentar, dentre outros fatores contribuintes, a relevância da Formação Continuada dos Professores da rede estadual de ensino proposta pelo Centro de Educação à Distância do Estado do Ceará (CED), já que nesse tipo de itinerário formativo relaciona – se os conhecimentos acadêmicos e pedagógicos mais a utilização das tecnologias digitais. Desse modo, os cursos de Formação Continuada ofertados pelo CED foram o objeto de estudo desse trabalho e o interesse por esse estudo justifica – se porque além de ser uma nova modalidade para os processos formativos dos professores da rede estadual de ensino, esses cursos representam uma nova oportunidade para os educadores cearenses reinventarem e ressignificarem suas práticas docentes utilizando as Tecnologias Digitais que são aplicadas ao ensino à distância. A priori, a metodologia, adota neste projeto foi qualitativa que, por seu tuno, está em sintonia com as concepções propostas nas diretrizes curriculares sobre o conhecimento científico e o seu ensino. Por isso, foi importante à análise e a interpretação dos dados coletados, privilegiando à abordagem fenomenológica, que tentou compreender os sentidos e significados que os acontecimentos têm para as pessoas em situações particulares. A pesquisa foi realizada na EEMTI CEL Murilo Serpa em Itapipoca – Ceará, tendo como público alvo seus professores. Portanto, durante o desenvolvimento do trabalho foi possível conhecer a sistematização das atividades dos cursos de formação continuada para professores da rede estadual de ensino, ofertados pelo Centro de Educação à Distância do Ceará (CED).
George Henrique Ferreira dos Santos
George Henrique Ferreira dos Santos
Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Especialista em Tecnologias Digitais para Educação Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).