Estudos linguísticos da Libras e da língua portuguesa: perspectivas para uma educação bilíngue
Organizado por:
Maurício Loubet
Magno Pinheiro de Almeida
ISBN
978-65-5379-182-4
DOI:
10.47573/aya.5379.2.161
N° páginas:
159
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
27-02-2023
Área do Conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Licença:
Prezados leitores,
É com grande satisfação que apresentamos a obra “Estudos linguísticos da Libras e da língua portuguesa: perspectivas para uma educação bilíngue”. Este livro reúne um conjunto de capítulos que abordam a temática da educação de surdos sob diferentes perspectivas.
Ao longo das páginas deste livro, os leitores poderão encontrar uma abordagem histórica sobre a formação de condutores surdos no Brasil, bem como uma discussão sobre a literatura surda e as contribuições dos contos de fadas para a cultura Surda. Também será apresentado um relato de experiência na interpretação de Libras em projetos de extensão, além de reflexões sobre o ensino de língua portuguesa em ambientes educacionais inclusivos na fronteira Brasil-Bolívia.
Além disso, este livro traz importantes discussões sobre a educação de surdos no Brasil, incluindo uma análise sobre os aspectos legais e educacionais, bem como os desafios enfrentados na educação inclusiva. Os leitores também poderão refletir sobre a importância da sala de recursos em Libras e sua relevância para a construção histórico-cultural e identitária do sujeito surdo.
A obra ainda traz uma discussão sobre os desafios da educação bilíngue de surdos, abordando o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como um instrumento para o uso da língua portuguesa por alunos surdos usuários da Libras. Por fim, os leitores poderão refletir sobre os impactos das legislações referentes à surdez na educação e sobre a aquisição tardia da língua de sinais.
Desta forma, “Estudos linguísticos da Libras e da língua portuguesa: perspectivas para uma educação bilíngue” se apresenta como uma obra essencial para todos aqueles que desejam compreender e refletir sobre a educação de surdos, oferecendo uma visão ampla e aprofundada sobre esta temática tão relevante.
Boa leitura!
Prof.° Me. Maurício Loubet
Prof.° Me. Magno Pinheiro de Almeida
Mauricio Loubet
Doutorando em Estudos de Linguagens e Mestre em Educação – Educação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Libras, Braile e Comunicação Alternativa. Atualmente é professor efetivo de Libras e língua portuguesa como segunda língua para Surdos, Cultura e Estudos Surdos na Faculdade de Educação (FAED-UFMS) coordenador do grupo de pesquisa Cultura Surda. Orienta pesquisas na área de estudos Surdos e língua portuguesa como segunda língua para surdos. Pesquisou a inclusão educacional de Surdos brasileiros e bolivianos na região fronteiriça. Têm experiência na tradução e interpretação da Libras e língua portuguesa em diversos contextos.
Magno Pinheiro de Almeida
Doutorando em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Campus de Três Lagoas – Área de concentração: Estudos Linguísticos – Linha de Pesquisa: Análise, Descrição e Documentação de Línguas. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – Campus de Campo Grande -Área de concentração: Linguagem: Língua e Literatura – Linha de Pesquisa Produção de Texto Oral e Escrito na Sociolinguística; Graduado em Letras – UNIGRAN, Proficiente em Tradução e Interpretação e na Docência em Libras – MEC, Professor e Intérprete com experiência na Educação Básica tanto no ensino fundamental Inicial, Final, Médio e no Mestrado em Letras – UEMS. Atualmente professor do quadro permanente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS campus de Paranaíba – CPAR. Participa da Comissão de Monografias do curso de Psicologia – UFMS/CPAR, Participa da COE da Administração UFMS/CPAR e da Comissão Setorial de Extensão do Câmpus de Paranaíba (CSE/CPAR), também participa do Comitê Permanente de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Ensino de Graduação (Copeg) é Coordenador do Projeto de Extensão em Libras Básico UFMS/CPAR, Orientador Pedagógico do Cursinho Popular UFMS/CPAR, Participa como Suplente do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Cultura e Ensino – FAPEC. Disciplinas Atuante: Estudos de Libras, Educação Especial, Língua Portuguesa para Surdos, Português Instrumental, Comunicação Empresarial, Tendências em Educação Matemática, Leitura e Produção de Textos, professor convidado nas disciplinas: Tópicos de Seminário em Administração e Empreendedorismo e Inovação. Organizador da FAITEC – Feira Acadêmica de Inovação e Tecnologia. Professor do MBA da UFMS/CPAR nas disciplinas de Metodologia Científica, Gestão de Pessoas e Comunicação Empresarial; Gestão de Conflitos nas Organizações.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20