Evasão nos cursos de educação a distância: o caso do campus Floriano do Instituto Federal do Piauí (IFPI)
Autores:
Cláudio Rodrigues da Silva, Regina de Sousa Rocha Cruz e Marcos Diego Barbosa de Meneses Ferreira
ISBN
978-65-5379-105-3
DOI:
10.47573/aya.5379.1.75
N° páginas:
90
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29/10/2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A evasão escolar é o rompimento do vínculo entre o estudante e a escola antes da conclusão de um determinado nível. Este fato é um dos maiores empecilhos para o sucesso na implementação das políticas educacionais principalmente na Educação a Distância (EAD). Nesse sentido, o presente trabalho teve como principal objetivo analisar as causas de evasão nos cursos de EAD do Instituto Federal do Piauí (IFPI) campus Floriano. Foram objetivos deste estudo: investigar o perfil sociocultural e tecnológico dos alunos do IFPI campus Floriano, identificar as principais causas de evasão nos cursos técnicos de EAD desse campus e propor inovações pedagógicas e tecnológicas para reduzir a evasão dos alunos de cursos técnicos de EAD.
Este estudo é caracterizado pela visão interpretativa, com uma abordagem tanto quantitativa como qualitativa. Possui caráter exploratório e adotou o estudo de caso como estratégia metodológica e a pesquisa-ação, tendo em vista o envolvimento do pesquisador com os participantes. Os tipos de pesquisas utilizadas foram a bibliográfica e a pesquisa de campo. Os instrumentos de coletas foram o questionário, a entrevista e o acompanhamento através do aplicativo WhatsApp. Participaram da pesquisa os alunos dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Serviços Jurídicos, ofertados na modalidade a distância, totalizando 200 estudantes. Verificou-se, por ocasião do ingresso, que o curso de Segurança do Trabalho apresentou 57% dos alunos do sexo masculino, mais da metade acima de 27 anos de idade e 59% exercendo atividades remuneradas. Enquanto que no curso de Serviços Jurídicos, a maioria dos discentes era do sexo feminino e 43% exerciam atividades remuneradas.
Os recursos tecnológicos mais utilizados foram o “WhatsApp”, seguido pelo e-mail, além do wiki e o webquest, que foram os menos utilizados. Com relação aos evadidos, verificou-se que a evasão de alunos do sexo feminino é maior e que 49% dos evadidos não trabalham. Dentre os elementos determinantes na permanência do estudante estão a obtenção do certificado, o interesse pela carreira profissional e o ingresso no mercado de trabalho. As principais causas de evasão detectadas foram: dificuldade em conciliar o curso em EAD e o trabalho remunerado ou o curso EAD com o curso presencial, falta de tempo para estudar e problemas tecnológicos. Sugere-se que os profissionais da EAD reflitam acerca das possibilidades pedagógicas dos recursos tecnológicos, realizem cursos específicos na EAD, criem uma biblioteca virtual e realizem o acompanhamento dos estudantes. Como produto resultante da pesquisa foi criado um banco de infográficos com estratégias para evitar a evasão escolar. Por fim, recomenda-se utilizar o WhatsApp, e-mail e outros recursos como ferramentas de apoio ao ensino.
Boa leitura!
Cláudio Rodrigues da Silva
Mestre em Gestão e Tecnologia em Educação a Distância pela Universidade Federal Rural do Pernambuco. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação. Licenciado em Pedagogia. Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí Campus Floriano.
Regina de Sousa Rocha Cruz
Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela FACINTER. Especialista em Gestão Escolar pela UCAM. Graduada em Letras/Português pela UESPI. Membro/Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais, Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPEPE). Técnica em Assuntos Educacionais do IFPI – Campus Floriano. Professora de Língua Portuguesa (SEDUC, PI).
Marcos Diego Barbosa de Meneses Ferreira
Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual, Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Piauí/UAB e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí. Coordenador de Extensão do IFPI – Campus Oeiras, Coordenador de Incubadora e Empresa Júnior, Professor EBTT do Instituto Federal do Piauí – IFPI e da UESPI/UAB.