Educação e Sociedade: práticas cotidianas
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Maria Erivânia Oliveira Lima
ISBN
978-65-5379-070-4
DOI:
10.47573/aya.5379.2.93
N° páginas:
166
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
26-07-2022
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O livro “Educação e sociedade: praticas cotidianas”, traz em seu bojo estudos que reúnem sutilezas no processo de compreensão de práticas educativas cotidianas em diferentes etapas formativas. Essas experiências são necessárias ao conhecimento cotidiano e convivência social. As pesquisas abordam minuciosos temas fundamentados na teoria social, cujas temáticas são centralizadas sobre as questões pertinentes de quem se dedica as atividades sociais e educacionais
Este volume traz onze (11) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e ensino. Os estudos abordam discussões como: educação e saúde; competências do gestor da escola pública de educação profissional e tecnológica; mapa conceitual e o progresso pedagógico de língua portuguesa; ferramentas de aprendizagem; drogas na adolescência; programa dinheiro direto na escola – PDDE; modelo de gestão democrática e participativa; jogos pedagógicos no ensino aprendizagem da geometria; dificuldade de aprendizagem na matemática; ensino da matemática e por fim, um estudo sobre livro didático.
Diante deste contexto, é fundamental conhecer os relatos dos autores sobre as pesquisas realizadas.
Desfrutem de todo o conhecimento. Boas leituras!
Prof.ª Dr.ª Maria Erivânia Oliveira Lima
Maria Erivânia Oliveira Lima
Mestre e Doutorado em Ciências da Educação, UNADES- Faculdade Del Sol, Paraguai, linha de pesquisa Curriculum, Sociedade e Educação. É licenciada em Educação Física – UFAM. Especialista em Psicopedagogia- Fases. Professora da rede Estadual – SEDUC-AM- 34 anos de experiência.
Sumário
-
Capítulo 1
Educação e saúde: os fatores de riscos das principais patologias que acometem os docentes no exercício da função na Secretaria de Estado de Educação e Desporto, no Município de Manaus – AM, 2021
Gracilene da Silva de Souza Sierpinski
DOI: 10.47573/aya.5379.2.93.1
Páginas: 10-24
-
Capítulo 2
Perfil de competências do gestor da escola pública de educação profissional e tecnológica, de acordo com os referênciais da educação 5.0, que impactam o comportamento organizacional
Antonia Campos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.93.2
Páginas: 25-37
-
Capítulo 3
O mapa conceitual e o progresso pedagógico de língua portuguesa para uma educação inclusiva, com alunos portadores de transtorno global de desenvolvimento
Aline Samara Campos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.93.3
Páginas: 38-45
-
Capítulo 4
Ferramentas de aprendizagem: aplicativo offline e as metodologias utilizadas para minimizar as dificuldades de leitura e escrita enfrentadas pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental II, da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Coari-AM/2021
Maria Erivânia Oliveira Lima, Maria Marcondes Carvalho Gama, Raicélia Lima da Silveira e Ana Maria dos Santos Afonso
DOI: 10.47573/aya.5379.2.93.4
Páginas: 46-59
-
Capítulo 5
Drogas na adolescência: a realidade dos estudantes da EE João Bosco Ramos de Lima- 8º ano do ensino fundamental II, município de Maraã/AM
Wainé Rodrigues Pessoa
DOI: 10.47573/aya.5379.2.93.5
Páginas: 60-75
-
Capítulo 6
O programa dinheiro direto na escola – PDDE fortalecendo a gestão escolar na Secretaria Estadual de Educação do Amazonas/Brasil
Suely de Azevedo Dias Lima
DOI: 10.47573/aya.5379.2.93.6
Páginas: 76-88
-
Capítulo 7
Influências da comunidade escolar na relevância do modelo de gestão democrática e participativa no contexto educacional da Escola Estadual Iraci Leitão, no município de Coari-Amazonas, no período de 2020-2021
Edna de Souza Pinheiro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.93.7
Páginas: 89-101
-
Capítulo 8
Jogos pedagógicos no ensino aprendizagem da geometria: uma experiência com os alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom João de Souza Lima
Liana Ferreira Magalhães
DOI: 10.47573/aya.5379.2.93.8
Páginas: 102-117
-
Capítulo 9
Dificuldade de aprendizagem na matemática dos alunos do 7º ano do ensino fundamental II com discalculia
Maria Lucia Meneses Coutinho
DOI: 10.47573/aya.5379.2.93.9
Páginas: 118-133
-
Capítulo 10
Fatores que dificultam a aprendizagem do ensino da matemática, e os reflexos causados na formação dos discentes do 7º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Dom João de Souza Lima, Manaus/AM - 2021
Maria Lucia Meneses Coutinho
DOI: 10.47573/aya.5379.2.93.10
Páginas: 134-148
-
Capítulo 11
Livro didático: uma análise metalinguística da gramática normativa em anúncios
Patricia Ferreira dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.93.11
Páginas: 149-159