Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas 4
Organizado por:
Prof.° Dr. Adriano Mesquita Soares
ISBN
978-65-5379-058-2
DOI:
10.47573/aya.5379.2.87
N° páginas:
189
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30-06-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Apresentar um livro é sempre uma responsabilidade e muito desafiador, principalmente por nele conter tanto de cada autor, de cada pesquisa, suas aspirações, suas expectativas, seus achados e o mais importante de tudo a disseminação do conhecimento produzido cientificamente.
Nesta coletânea de “Métodos e práticas pedagógicas: estudos, reflexões e perspectivas 4”, abrange diversas áreas da educação e do ensino, refletindo a percepção de vários autores.
Portanto, a organização deste livro é resultado dos estudos desenvolvidos por diversos pesquisadores e que tem como finalidade ampliar o conhecimento aplicado às áreas da educação e pedagogia evidenciando o quão presentes elas encontram-se em diversos contextos escolares e familiares, em busca da disseminação do conhecimento e do aprimoramento das competências profissionais e acadêmicas.
Este volume traz Treze (13) capítulos com as mais diversas temáticas e discussões, as quais mostram cada vez mais a necessidade de pesquisas voltadas para as áreas da educação e pedagogia. Os estudos abordam discussões como: educar é um ato de resistência; proposta de jogo didático; técnicas aplicadas para motivar a aprendizagem; atividades lúdicas; educação sexual; ensino da história e filosofia; metodologias aplicadas; instrução de alunos com Dislexia; formação continuada de professores; ensino-aprendizagem; constituição docente e as políticas educacionais nacionais; criança e o autorretrato e por fim, a educação rural.
Por esta breve apresentação percebe-se o quão diverso, profícuo e interessante são os artigos trazidos para este volume, aproveito o ensejo para parabenizar os autores aos quais se dispuseram a compartilhar todo conhecimento científico produzido.
Espero que de uma maneira ou de outra os leitores que tiverem a possibilidade de ler este volume, tenham a mesma satisfação que senti ao ler cada capítulo.
Boa leitura!
Prof.° Dr.° Adriano Mesquita Soares
Adriano Mesquita Soares
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/PG, linha pesquisa em Gestão do Conhecimento e Inovação e Grupo de pesquisa em Gestão da Transferência de Tecnologia (GTT). Possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais onde se graduou em Administração de Empresas (2008). É professor no ensino superior, ministrando aulas no curso de Administração da Faculdade Sagrada Família – FASF. É editor chefe na AYA Editora.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20
-
Capítulo 2
A fábrica de fazer parágrafos: proposta de jogo didático para o ensino dos princípios da comunicação escrita
Fábio José Dias Negrelli
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.2
Páginas: 21-30
-
Capítulo 3
Educação: desafios e técnicas aplicadas para motivar a aprendizagem
Jair Henrique Boarão e Sandro António Malinowski
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.3
Páginas: 31-42
-
Capítulo 4
Levantamento bibliográfico de atividades lúdicas desenvolvidas com alunos portadores de deficiência intelectual (DI) em aulas de ciências
Irani dos Prazeres Silva e Iraneide dos Prazeres Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.4
Páginas: 43-58
-
Capítulo 5
Educação sexual: o papel escolar frente a compreensão da infância e a tempestividade didática
Thayane Thayonara de Andrade, Thayná Thayonaly de Andrade, Ruthellys Bandeira Oliveira, Vitoria de Lima Oliveira, Jorgeanny Tâmara Dantas Gomes, Emerson Pereira da Silva, Andressa de Souza Maso, Maycon da Silva Lídio, Wyclifis Kielling Batista Jales e Débora Luana Falcão dos Santos
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.5
Páginas: 59-74
-
Capítulo 6
A prática interdisciplinar de seminário no ensino da história e filosofia: aprimorando a retórica e oratória dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual João Vieira do município de Coari-AM
Glacilene Medins de Menezes Mitouso e Tertuliano Melo de Almeida
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.6
Páginas: 75-89
-
Capítulo 7
Relato de experiência das metodologias aplicadas no processo da leitura e escrita dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, da Escola Estadual Diamantina Ribeiro De Oliveira, no município de Coari-AM
Cildenir de Freitas Lacet e Tertuliano Melo de Almeida
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.7
Páginas: 90-104
-
Capítulo 8
Instrução de alunos com Dislexia
Carlos Augusto Santos Castro Filho
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.8
Páginas: 105-113
-
Capítulo 9
Formação continuada de professores do programa aprendizagem na idade certa (MAIS PAIC): desafios da formação municipal no contexto da Covid-19
Denise Pedroso de Moraes e Edcarlos Gonçalves Gomes
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.9
Páginas: 114-127
-
Capítulo 10
O ensino-aprendizagem por meio das inteligências múltiplas
Catiane D'áura Barbosa e Rhafic Concolato da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.10
Páginas: 128-142
-
Capítulo 11
Discursos sobre a constituição docente e as políticas educacionais nacionais: o professor nasceu historicamente para a alienação?
Joel Pereira Cirqueira e Daniel Ventura Damaceno
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.11
Páginas: 143-150
-
Capítulo 12
A criança e o autorretrato: uma análise da relação da criança de seis anos com o autorretrato
Adriana D’Agostino
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.12
Páginas: 151-161
-
Capítulo 13
Da Educação Rural à “Educação na Floresta”: um chamado para a geração de uma escola Amazônica
Anselmo Gonçalves da Silva e Fátima Cristina da Silva
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.13
Páginas: 162-183