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Arte, interdisciplinaridade, ludicidade e inclusão: contexto escolar em foco
Organizado por:
João Paulo Roberti Junior e Idonézia Collodel Benetti
ISBN
978-65-5379-020-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.63
N° páginas:
62
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
16-03-2022
Área do Conhecimento
Licença:
164
Sobre o Livro
Organizado por
Sobre o Livro
Esse livro nasce diante de duas necessidades: o compartilhamento de experiências e o registro delas. Ao longo do tempo percebemos a necessidade de compartilhar um pouco das experiências que desenvolvemos na educação e queremos com este livro registrá-las Sabemos dos diversos desafios que envolvidos no processo educacional e queremos unir a interdisciplinariedade, a ludicidade e a educação como instrumentos potentes para vencer alguns desafios. A educação está situada muito além da transmissão do conhecimento e quando os espaços formais incorporam elementos criativos de ensinar e aprender, tornam a educação um processo favorável para o desenvolvimento dos sujeitos.
Inspirando-se em Paulo Freire, na crítica de uma educação bancária “que deforma a necessária criatividade do educando e do educador” (FREIRE, 2002, p. 14), pensamos que este livro pode contribuir de muitas formas para os educadores. No capítulo 1, intitulado “diferentes alunos, diferentes necessidades e maneiras de incluir” é possível pensar a articulação das matérias de Artes, Inglês e Matemática no desenvolvimento de atividades em sala de aula. O capítulo aborda e pensa como na abordagem de conteúdos inclusivos, os professores se depararam com a ampliação do conceito de educação inclusiva, antes mais focado nas deficiências dos alunos. Respondendo assim à diversidade das necessidades de todos os discentes através do incremento da participação na aprendizagem, reduzindo a exclusão dentro da própria sala de aula.
No capítulo 2, “Espelho, espelho meu”… Que imagem tenho eu? “espelho, espelho meu, tem alguém mais…. Do que eu?: deficiência e inclusão” trazemos uma reflexão geral sobre a deficiência e como é urgente desfazer equívocos, exorcizar os fantasmas existentes nesse contexto da inclusão. Fomentando estratégias que ajudem a elevar e a consolidar valores humanos e a compreensão das diferenças que nos unem. O capítulo 3 “Rimas e ludicidade como pretexto para estimular o gosto e a aprendizagem da escrita e leitura” é possível entender como o aprendizado da leitura é uma meta educacional e social importante a ser alcançada. O capítulo reforça a reflexão de que tanto para crianças e adultos, a habilidade de ler descortina novos horizontes e oportunidades, promovendo o ganho de novos conhecimentos. Neste capítulo é possível encontrar algumas atividades desenvolvidas no contexto educacional e entender que algumas precisam de recursos adicionais neste processo.
O capítulo 4 “Desatando os nós do processo criativo no contexto formal de ensinar e aprender”, os autores trazem uma reflexão sobre o lugar da criatividade em diversos espaços formais como saúde, educação e negócios, como forma de melhorar e enriquecer a aprendizagem. O capítulo reafirma a importância da criatividade e destaca como a imposição de materiais com exercícios prontos, embalados nos livros didáticos, obriga a um ensino centrado no professor e limita a capacidade discente para desenvolver aulas que incluem criação.
O capítulo 5 “O educar para o pensar: educação e cidadania”, traz o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades e a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos. Por fim, o capítulo 6 “O quarto de dormir nas lentes das artes visuais e de outras disciplinas: um relato de experiência” caracteriza-se por ser um relato de experiência interdisciplinar, realizada em uma escola pública, envolvendo professores, gestores, alunos e pais de uma comunidade de periferia. A extensão dos trabalhos teve a duração de um bimestre letivo e envolveu três áreas do conhecimento – Artes Visuais, Inglês e Matemática. O resultado aponta para mais engajamento no trabalho colaborativo entre todos os participantes do processo, mais interação entre os pares – professor/professor, aluno/aluno – e entre alunos e professores, além da comunidade.
Esperamos que a leitura do livro, fomente processos criativos em contextos educacionais e incentive também o trabalho interdisciplinar no ambiente escolar.
Desfrutem de modo criativo, a leitura deste livro!
Prof.° Dr. João Paulo Roberti Junior
Prof.ª Dra. Idonézia Collodel Benetti
Organizado por
João Paulo Roberti Junior
Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de Processos de subjetivação, gênero e diversidades. Desenvolve sua pesquisa no Núcleo de Pesquisa Modos de vida, família e relações de gênero (MARGENS) vinculado ao Departamento de Psicologia (UFSC). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Licenciado em História e Especialista em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro pesquisador do grupo GrupCiber (Grupo de Pesquisa em Ciberantropologia)/Laboratório de Antropologia Social – UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica – NPPJ/UFMG e do LEVIS (Laboratório de Estudos das Violências) da UFSC. Integrante da rede Educação, Comunicação, Cidadania e Integração Latinoamericana – AMLAT.
Idonézia Collodel Benetti
Graduada em Letras (1985) e Psicologia (2008) e especialista em Psicopedagogia (UCB 2007); Mestre em Psicologia (UFSC 2014 – Mestrado em Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico), e Mestre em Letras Inglês (UFSC 1988 – Mestrado em Letras Inglês e Literaturas Correspondentes); Doutora em Saúde Coletiva (UFSC 2018 – Doutorado em Ciências Humanas e Políticas Públicas em Saúde/Saúde Mental). Tem experiência na área de Desenvolvimento Humano, atuando com os seguintes temas: Dificuldades de Aprendizagem, Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, Formação Docente, Avaliação Psicológica e Psicopedagógica. Atua também na organização e divulgação de conhecimento na área da promoção da Saúde Mental Coletiva, do Cuidado e da Reabilitação Psicossocial. É integrante do Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde/Saúde Mental (GPPS) e do Núcleo de Pesquisa em Bioética em Saúde Coletiva (NUPBISC).
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