Arte, interdisciplinaridade, ludicidade e inclusão: contexto escolar em foco
Organizado por:
João Paulo Roberti Junior e Idonézia Collodel Benetti
ISBN
978-65-5379-020-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.63
N° páginas:
62
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
16-03-2022
Área do Conhecimento
Licença:
Esse livro nasce diante de duas necessidades: o compartilhamento de experiências e o registro delas. Ao longo do tempo percebemos a necessidade de compartilhar um pouco das experiências que desenvolvemos na educação e queremos com este livro registrá-las Sabemos dos diversos desafios que envolvidos no processo educacional e queremos unir a interdisciplinariedade, a ludicidade e a educação como instrumentos potentes para vencer alguns desafios. A educação está situada muito além da transmissão do conhecimento e quando os espaços formais incorporam elementos criativos de ensinar e aprender, tornam a educação um processo favorável para o desenvolvimento dos sujeitos.
Inspirando-se em Paulo Freire, na crítica de uma educação bancária “que deforma a necessária criatividade do educando e do educador” (FREIRE, 2002, p. 14), pensamos que este livro pode contribuir de muitas formas para os educadores. No capítulo 1, intitulado “diferentes alunos, diferentes necessidades e maneiras de incluir” é possível pensar a articulação das matérias de Artes, Inglês e Matemática no desenvolvimento de atividades em sala de aula. O capítulo aborda e pensa como na abordagem de conteúdos inclusivos, os professores se depararam com a ampliação do conceito de educação inclusiva, antes mais focado nas deficiências dos alunos. Respondendo assim à diversidade das necessidades de todos os discentes através do incremento da participação na aprendizagem, reduzindo a exclusão dentro da própria sala de aula.
No capítulo 2, “Espelho, espelho meu”… Que imagem tenho eu? “espelho, espelho meu, tem alguém mais…. Do que eu?: deficiência e inclusão” trazemos uma reflexão geral sobre a deficiência e como é urgente desfazer equívocos, exorcizar os fantasmas existentes nesse contexto da inclusão. Fomentando estratégias que ajudem a elevar e a consolidar valores humanos e a compreensão das diferenças que nos unem. O capítulo 3 “Rimas e ludicidade como pretexto para estimular o gosto e a aprendizagem da escrita e leitura” é possível entender como o aprendizado da leitura é uma meta educacional e social importante a ser alcançada. O capítulo reforça a reflexão de que tanto para crianças e adultos, a habilidade de ler descortina novos horizontes e oportunidades, promovendo o ganho de novos conhecimentos. Neste capítulo é possível encontrar algumas atividades desenvolvidas no contexto educacional e entender que algumas precisam de recursos adicionais neste processo.
O capítulo 4 “Desatando os nós do processo criativo no contexto formal de ensinar e aprender”, os autores trazem uma reflexão sobre o lugar da criatividade em diversos espaços formais como saúde, educação e negócios, como forma de melhorar e enriquecer a aprendizagem. O capítulo reafirma a importância da criatividade e destaca como a imposição de materiais com exercícios prontos, embalados nos livros didáticos, obriga a um ensino centrado no professor e limita a capacidade discente para desenvolver aulas que incluem criação.
O capítulo 5 “O educar para o pensar: educação e cidadania”, traz o papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades e a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos. Por fim, o capítulo 6 “O quarto de dormir nas lentes das artes visuais e de outras disciplinas: um relato de experiência” caracteriza-se por ser um relato de experiência interdisciplinar, realizada em uma escola pública, envolvendo professores, gestores, alunos e pais de uma comunidade de periferia. A extensão dos trabalhos teve a duração de um bimestre letivo e envolveu três áreas do conhecimento – Artes Visuais, Inglês e Matemática. O resultado aponta para mais engajamento no trabalho colaborativo entre todos os participantes do processo, mais interação entre os pares – professor/professor, aluno/aluno – e entre alunos e professores, além da comunidade.
Esperamos que a leitura do livro, fomente processos criativos em contextos educacionais e incentive também o trabalho interdisciplinar no ambiente escolar.
Desfrutem de modo criativo, a leitura deste livro!
Prof.° Dr. João Paulo Roberti Junior
Prof.ª Dra. Idonézia Collodel Benetti
João Paulo Roberti Junior
Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de Processos de subjetivação, gênero e diversidades. Desenvolve sua pesquisa no Núcleo de Pesquisa Modos de vida, família e relações de gênero (MARGENS) vinculado ao Departamento de Psicologia (UFSC). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Licenciado em História e Especialista em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro pesquisador do grupo GrupCiber (Grupo de Pesquisa em Ciberantropologia)/Laboratório de Antropologia Social – UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica – NPPJ/UFMG e do LEVIS (Laboratório de Estudos das Violências) da UFSC. Integrante da rede Educação, Comunicação, Cidadania e Integração Latinoamericana – AMLAT.
Idonézia Collodel Benetti
Graduada em Letras (1985) e Psicologia (2008) e especialista em Psicopedagogia (UCB 2007); Mestre em Psicologia (UFSC 2014 – Mestrado em Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico), e Mestre em Letras Inglês (UFSC 1988 – Mestrado em Letras Inglês e Literaturas Correspondentes); Doutora em Saúde Coletiva (UFSC 2018 – Doutorado em Ciências Humanas e Políticas Públicas em Saúde/Saúde Mental). Tem experiência na área de Desenvolvimento Humano, atuando com os seguintes temas: Dificuldades de Aprendizagem, Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, Formação Docente, Avaliação Psicológica e Psicopedagógica. Atua também na organização e divulgação de conhecimento na área da promoção da Saúde Mental Coletiva, do Cuidado e da Reabilitação Psicossocial. É integrante do Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde/Saúde Mental (GPPS) e do Núcleo de Pesquisa em Bioética em Saúde Coletiva (NUPBISC).