As tecnologias digitais e o espaço do saber: interconexões e convergências para a formação docente e a aprendizagem ativa
Autores:
Silvana Barbosa Pinto, Edison Ferreira Pinto, Davi dos Santos Almeida e Rosalina Farias da Silva Filha
ISBN
978-65-5379-017-9
DOI:
10.47573/aya.5379.1.41
N° páginas:
58
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
10-03-2022
Área do Conhecimento
Licença:
A presente obra é resultado de um trabalho acadêmico colaborativo realizado por especialistas em metodologias ativas e docência do ensino superior, que atuam como docentes na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Estado do Amazonas – SEDUC.
Ademais, esse livro apresenta temas relevantes para o cenário educacional, tais como, o ensino híbrido e o uso de tecnologias digitais, os quais corroboram com a aprendizagem ativa; novas demandas de formação continuada para os professores acerca de redes de aprendizagem e outros recursos tecnológicos; a essencialidade da interação, promoção de diálogos e intervenções realizadas pelo tutor.
Desta forma, desejamos uma boa leitura e sugerimos o compartilhamento desse livro com todos os interessados nas temáticas mencionadas, uma vez que a obra apresenta um ótimo embasamento teórico científico e resultados relevantes.
Eliana Santos da Silva Souza
Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFES)
Silvana Barbosa Pinto
Professora Mestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação- FACED, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Membro do grupo de pesquisa do CEFORT/FACED/UFAM. Professora orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, Projeto de Pesquisa, Pesquisa de Iniciação Científica – PIBIC/UFAM. Recebeu o título de Menção Honrosa pela realização de orientação de pesquisa no período de 2020 a 2021 no âmbito do PIBIC/UFAM.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7994637711729662
Edison Ferreira Pinto
Professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Estado do Amazonas – SEDUC, possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Título de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Docente da Rede Estadual de Ensino, atuando como Professor do Ensino Médio nas disciplinas de Geografia e História, com ênfase em Geografia Humana, Relações Internacionais, Política Urbana e Ambiental.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0378025423741185
Davi dos Santos Almeida
Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pós-graduação em Metodologias Ativas e Praticas Docentes pela Faculdade da Cidade Verde – UNIFCV. Participação como membro do grupo de pesquisa do CEFORT/FACED/UFAM. Desenvolveu Pesquisa de Iniciação Científica – PIBIC/UFAM sobre o Trabalho Infantil e Aprendizagem no período de 2018 a 2020. Participação no Programa de Monitoria – UFAM no período de 2020 a 2021.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8456763387116238
Rosalina Farias da Silva Filha
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Participação como membro do grupo de pesquisa do CEFORT/FACED/UFAM. Atuação em Pesquisa de Iniciação Científica – PIBIC/UFAM no período de 2020 a 2021.