A importância da implantação e disseminação da filosofia de Polícia Comunitária na Polícia Militar do Amazonas
Autores
Ailton Luiz dos Santos, Flávio Carvalho Cavalcante e Franklin Terto de Paiva Teixeira
ISBN
978-65-88580-97-4
DOI:
10.47573/aya.88580.1.33
N° páginas:
70
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2022-01-04
Área do Conhecimento
Licença:
A presente atividade acadêmica dispõe sobre a importância da implantação e disseminação da Filosofia de Polícia Comunitária na Polícia Militar do Amazonas. Para atingir objetivo de elucidação do assunto, primeiramente, foi exposta a importância da polícia ao longo da história e o quanto o homem evoluiu em princípios e valores. Em seguida, são abordados os princípios de Polícia Comunitária e demonstrada a diferença entre Policiamento Comunitário e Polícia Comunitária. Na sequência, para comprovar a eficácia dessa Filosofia são apresentados exemplos de Polícia Comunitária no Brasil e noutras comunidades internacionais. Por fim, colocamos em análise uma pesquisa de campo realizada na PMAM e numa determinada comunidade. Dessa forma, a polícia como entidade governamental, precisando acompanhar a evolução na aplicação dos princípios fundamentais de liberdade, igualdade e segurança, apresenta sinais de desenvolvimento que são observados em diversas partes do mundo e materializados no Policiamento Comunitário. Ao longo da pesquisa, são correlacionadas situações em que a comunidade encontra-se em harmonia com as instituições de segurança, por conseguinte, concretizando sua participação social. Contudo, apesar do evidente direcionamento da Polícia Comunitária para evolução do fato social, e a convergência para a democracia e dignidade da pessoa humana, percebemos o quanto é difícil a internalização dos conceitos e princípios de Polícia Comunitária por parte da tropa.
Ailton Luiz dos Santos
Flávio Carvalho Cavalcante
Franklin Terto de Paiva Teixeira
Ailton Luiz dos Santos
Bacharel em Segurança Pública e do Cidadão (2010). Bacharel em Direito (2015). Pós-Graduado em Direito Penal e Processo Penal (2014). Pós-Graduado em Ciências Jurídicas (2015). Pós-Graduado em Gestão Pública Aplicada à Segurança (2019). Pós-Graduado em Direito Administrativo (2022).
Flávio Carvalho Cavalcante
Bacharel em Segurança Pública e do Cidadão (2010). Bacharel em Direito (2015). Pós-Graduado em Direito Militar (2012); Pós-Graduado em Segurança Pública e Inteligência (2012). Pós-Graduado em Ciências Jurídicas (2016). Pós-Graduado em Gestão Pública Aplicada à Segurança (2019).
Franklin Terto de Paiva Teixeira
Bacharel em Segurança Pública e do Cidadão (2010). Pós-Graduado em Gestão Pública Aplicada à Segurança (2019).