A individuação: literatura, libras e inclusão – uma análise Junguiana
Organizado por:
Carlos Ranieny Pereira Rocha, Hélen Cristina Pereira Rocha e Joeli Teixeira Antunes
ISBN
978-65-88580-64-6
DOI:
10.47573/aya.88580.3.2
N° páginas:
78
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-07-24
Área do Conhecimento
Licença:
Carl Gustav Jung, em O Eu e o Inconsciente (1982), afirma que a Individuação é um processo. Em suma é um caminho que o ser humano tende a passar na sua vida para se tornar um ser completo, uma forma de trazer para o Ser a sua própria identidade. Parece ser senso comum afirmar que a Individuação é um alvo, pois muitos subentendem que é a forma mais objetiva e fácil de entender o seu interior. No entanto ela é apenas um meio de que o consciente e o inconsciente necessitam passar para compreender o EU.
Neste sentido neste livro reunimos trabalhos que discutem a questão sob uma perspectiva literária. No primeiro artigo analisamos como ocorre o processo de Individuação da personagem Juliana em O primo Basílio, de Eça de Queirós. Neste texto objetivamos explicitar o processo de construção da identidade da personagem antagonista Juliana na obra do autor português.
No segundo artigo deste livro fizemos uma explanação do processo de Individuação na obra Lucíola, de José de Alencar, na qual percebe-se que a personagem Lúcia passa por um processo de transformação em sua personalidade através de seu relacionamento com o jovem Paulo, personagem este, que terá uma forte influência sobre a protagonista, uma vez que o amor que Lúcia sente por ele trará em evidência uma personalidade oposta a da cortesã, deixando surgir Maria da Glória, uma jovem doce, angelical e digna de uma alma imaculada. Sob esse prisma, podemos apontar que a construção da Individuação das personagens, em especial da protagonista Lúcia, está também ligada à construção da narrativa, uma vez que será por meio desta que toda a história se apresentará.
No terceiro artigo que compõe esta coletânea abordamos a relevante questão DA Individuação do sujeito surdo em relação ao seu processo de inclusão social e neste sentido enfatizamos como a Literatura surda pode se configurar como elemento preponderante neste processo.
Assim sendo, enfatiza-se que o aporte teórico que permeia este livro é composto pelos estudos junguianos. Carl Gustave Jung foi um importante pesquisador da mente humana e um dos mais influentes pensadores do século XX. Formou-se em medicina e se especializou na área da psiquiatria, desenvolvendo neste campo uma carreira de destaque, atuando como professor universitário e psicólogo. Estudioso e fundador da psicologia analítica que tem como conceito a Individuação, processo central do desenvolvimento humano. Para JJung (2014) “[…] um processo de desenvolvimento psicológico que faculte a realização das qualidades individuais dadas; em outras palavras, é um processo mediante o qual um homem se torna o ser único que de fato é.” (JUNG, 2014, p. 64). É, pois neste sentido que os trabalhos aqui selecionados dialogam e se complementam.
Os autores
Carlos Ranieny Pereira Rocha
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES e pós graduado em LIBRAS pelas Faculdades Favenorte. Possui experiência em desenvolvimento de sistemas para acessibilidade a pessoa surda. Atua como professor no Departamento de Comunicação e Letras (Unimontes).
Hélen Cristina Pereira Rocha
Doutoranda em Letras/ Estudos literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em Letras/ Estudos literários pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES (2012) e graduada em Letras/Português (2009).Tem experiência no ensino e na pesquisa na área de Letras atuando principalmente na investigação dos seguintes temas: Língua portuguesa, Língua portuguesa e ensino, Teoria da literatura, Literatura Brasileira, Literatura de Minas, Guimarães Rosa, Relações de Poder, Relações Étnicas, Gênero e Alteridade.
Joeli Teixeira Antunes
Mestra em Letras Estudos Literários (Unimontes); Especialista em Libras com Ênfase em Interpretação (Unimontes), Especialista em Mídias na Educação (Unimontes), Especialista em Educação a Distância (Unimontes); Especialista em Linguística: Leitura e Produção Textual (Faculdades Santo Agostinho); Especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva (IFNMG); Graduada em Letras Português (Unimontes); Graduada em Letras/Libras (IFNMG). Atua como professora no Departamento de Estágio e Práticas Escolares (Unimontes) e no Departamento de Comunicação e Letras (Unimontes).