Formação continuada de professores do ensino comum para articulação entre o atendimento educacional especializado e o ensino comum: uma análise no eixo da deficiência visual
Continuing training of common education teachers for joining between specialized educational service and common education: an analysis on the visual impairment axis
Autores:
Thays Nayara Frazão Silva, Edilene Nascimento Diniz Costa e Lívia da Conceição Costa Zaqueu
ISBN
978-65-88580-38-7
DOI:
10.47573/aya.88580.2.25.1
N° páginas:
9-19
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
2021-07-30
Licença:
Resumo
Este artigo visa abordar a formação continuada como elemento essencial para o estabelecimento de relações entre o ensino comum e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no bojo de uma educação inclusiva. Desse modo, traz como objetivo problematizar as relações que se estabelecem entre o ensino comum e o atendimento educacional especializado na perspectiva da promoção de uma educação inclusiva. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica a partir da abordagem de referências que permitiram a construção desse artigo. Nesse contexto, compreende-se a importância de uma relação colaborativa entre o professor da sala comum e o professor do AEE, ou seja, no âmbito de complementaridade. Tendo em vista que são necessárias inserções de estratégias por meio da formação continuada, a fim de proporcionar ações no eixo da educação inclusiva, a qual permeia a Educação Especial. O estudo apresenta questionamentos que tratam de reflexões desde a formação continuada no contexto inclusivo, a relação no processo de ensino-aprendizagem, objetivos da formação de professores do ensino comum no contexto do AEE e ensino comum, e o êxito nesse processo de ensino e de aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial. A pesquisa permitiu ainda uma abordagem no campo da deficiência visual em face da necessidade de criar estratégias na articulação entre o AEE e o ensino comum. Para concluir a pesquisa, configura-se como essencial mudanças e reinvenções juntamente com o trabalho colaborativo, bem como aproximação com a família e o uso de tecnologias para desenvolver a formação docente.
Palavras-chave: formação continuada. ensino comum. atendimento educacional especializado.
Abstract
This article aims to address continuing education as an essential element in establishing relationships between common education and Specialized Educational Assistance (SEN) in the bulge of an inclusive education. In this way, it aims to problematize the relationships that are established between common education and specialized educational services from the perspective of promoting an inclusive education. The methodology used was the bibliographic research based on the approach of references that allowed the construction of this article. In this context, we understand the importance of a collaborative relationship between the common classroom teacher and the AEE teacher, that is, in the scope of complementarity. In view of the need to insert strategies through continued education, in order to provide actions in the axis of inclusive education, which permeates Special Education. The study presents questions that deal with reflections from continuing education in the inclusive context, the relationship in the teaching-learning process, objectives of common education teacher training in the context of AEE and common education, and the success in this process of teaching and learning of students target public of Special Education. The research also allowed an approach in the field of visual impairment in view of the need to create strategies in the articulation between AEE and common teaching. To conclude the research, changes and reinventions along with collaborative work are essential, as well as approximation with the family and the use of technologies to develop teacher training.
Keywords: ongoing training. common teaching. specialized educational service.
Referências
ARARUNA, Maria Rejane. Articulação entre o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor do ensino comum: Um estudo das perspectivas do trabalho colaborativo em duas escolas municipais de Fortaleza. 2018. 198f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39664. Acesso em: 14 jan. 2021.
BRASIL. Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF: Ministério da Educação, SECADI, 2015.
FAUSTINO, Francislene da Silva. A articulação entre o AEE e o professor de ensino de Ciências e Matemática: Um estudo na Microrregião de Itajubá-MG. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/1928. Acesso em: 14 jan. 2021.
FLORES, Andrezza Santos. Gestão escolar e educação inclusiva: articulação entre o atendimento educacional especializado e o ensino regular. 2018. 212f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, SP, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/157289. Acesso em: 13 jan. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.
MARQUES, Lydia da C.; MENDES, Enicéia G. O aluno com deficiência visual cortical: teoria e prática. São Carlos, SP: EdufSCar, 2014.
MASI, Ivete. Deficiente visual: educação e reabilitação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2002 (Programa Nacional de Apoio aos Deficientes Visuais).
MAZZOTTA, Marcos José da Silva. Reflexões sobre inclusão com responsabilidade. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 165-168, 2008.
MIRANDA, Theresinha Guimarães. Articulação entre o atendimento educacional especializado e o ensino comum: construindo sistemas educacionais inclusivos. Revista Cocar, Belém, PA, Edição Especial, n. 1, p. 81-100, jan./jul. 2015. Disponível em: https://gestaoeducacaoespecial.ufes.br/sites/gestaoeducacaoespecial.ufes.br/files/field/anexo/miranda.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D’ÁVILA, Cristina (Orgs). Profissão professor: novos sentidos, novas perspectivas. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).