Estrutura dos Manuscritos
A estruturação dos manuscritos adotada pela AYA Editora segue as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Para a formatação do trabalho as regras básicas são:
- Papel em formato A4 (21cm X 29,7cm).
- Margens: esquerda e superior com 3 cm, direita e inferior com 2 cm.
- Fonte da letra Arial 12 para o corpo do texto e 11 para resumo e abstract, 10 para citações de mais de 3 linhas, fonte de ilustrações, notas de rodapé (se necessário).
- Recuo do parágrafo de 1,5 cm. O resumo não tem recuo de parágrafo.
- Espaço entre linhas de 1,5 para o estilo corpo do texto, com exceção de citações de mais de 3 linhas, fonte e título de ilustrações, notas de rodapé, referências, resumo e natureza do trabalho, que devem ser escritos com entre linhas simples.
- Recuo de 4 cm para citações com mais de 3 linhas.
- As seções principais (1, 2, 3…) devem estar em negrito.
- Todas as seções e subseções devem ser separadas do texto conforme estilo Seção primária e secundária.
- O indicativo numérico das seções e subseções precede seu título, alinhado à esquerda, separado apenas por um espaço de caractere. Quando o título da seção ocupar mais de uma linha, a partir da segunda linha deve ser alinhado abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.
- Títulos sem indicativo numérico (agradecimentos, referências, apêndice, anexo) devem ser alinhados à esquerda e em negrito, fonte Arial 12.
- O resumo deve conter de 150 a 250 palavras, seguido de 3 a 5 palavras-chave.
- O número máximo de autores é 10 (dez).
Observação: O ideal é que o manuscrito (artigo científico) tenha, no mínimo, 9 (nove) páginas e não exceda 20 (vinte) páginas. Manuscritos com formatos diferentes (Monografias, Dissertações, Teses, entre outros) precisam de um orçamento específico, devendo ser encaminhados para o e-mail ([email protected]) antes da sua submissão.
Agradecimentos
Os agradecimentos devem ser feitos a qualquer pessoa ou instituição que contribuiu direta ou indiretamente para o desenvolvimento da pesquisa, desde que tenha a sua devida permissão.
Caso uma submissão seja feita por qualquer pessoa que não seja um dos autores do manuscrito, a submissão será desconsiderada.
Ética da Publicação
Com o intuito de manter um padrão de qualidade das publicações científicas, dando crédito aos autores, os tópicos abaixo apresentam algumas diretrizes de boas práticas de publicação.
Plágio (Plagiarism)
A responsabilidade por casos onde seja caracterizado o plágio, os autores assumem integralmente a responsabilidade pela infração, sendo enquadrados nos artigos 297 a 299 do Código Penal (Decreto-Lei no 2.848 de 7 de dezembro de 1940) e na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que trata dos Direitos Autorais, que plágio consiste na reprodução de obra alheia e submissão da mesma como trabalho próprio ou na inclusão, em trabalho próprio, de ideias, textos, tabelas ou ilustrações (quadros, figuras, gráficos, fotografias, retratos, lâminas, desenhos, organogramas, fluxogramas, plantas, mapas e outros) transcritos de obras de terceiros sem a devida e correta citação da referência.
Em casos onde o editor constate uma possível má conduta, a editora poderá usar um software para auxiliar na análise do conteúdo dos manuscritos recebidos. Se comprovado o plágio, os autores serão informados formalmente sobre as medidas a serem tomadas de acordo com a gravidade da infração.
Avaliação do manuscrito
Os manuscritos submetidos são previamente revisados por um editor, podendo serem revisados por pares ou por membros do conselho editorial, mantendo as identidades anônimas para os autores. Caso aprovado pelo editor, as submissões serão encaminhadas para diagramação.
Em casos onde as pesquisas envolvam severas implicações éticas, nossa equipe pode consultas especialistas externos para manter as boas práticas para publicação de manuscritos.
Verificação da submissão
Como parte do processo de submissão, é necessário que os autores verifiquem que sua submissão atende aos seguintes requisitos, sendo que elas serão devolvidas submissão que não atendam a estas diretrizes.
- Certificar-se de que o manuscrito passou por uma rigorosa revisão e correção ortográfica e gramatical;
- Certificar-se de que o texto cumpre os requisitos estilísticos e bibliográficos;
- Certificar-se de que todos os autores estão devidamente identificados no manuscrito (formato Word .doc ou docx), tal como no sistema de submissão da editora, e;
- Declaro que o manuscrito está livre de plágio, assumindo integralmente a responsabilidade por sua publicação.
- Concordar em cumprir os termos da declaração de direitos autorais.
- Concordar em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade.
Direito autoral
Autoria
De acordo com as diretrizes do ICMJE, a autoria é fundamentada em 4 critérios:
- Contribuições substanciais para a concepção ou desenho da obra; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho;
- Elaborar o trabalho ou revisá-lo criticamente para conteúdo intelectual importante;
- Aprovação final da versão a ser publicada,
- Estar de acordo em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam investigadas e resolvidas adequadamente.
Observação: Todos os autores devem estar devidamente listados no manuscrito (formato Word .doc ou docx), tal como no formulário de submissão.
Declaração de direito autoral
A AYA Editora adota a Licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
Política de acesso livre (Open Access)
Ao submeter o manuscrito o(s) autor(es) autoriza(am) a publicação em meio digital, bem como em quaisquer outras bases digitais e indexadores, sem qualquer forma de ônus para editora e seus leitores. (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Taxas de processamento de artigos
(APC – Article Processing Charges)
Os modelos de negócios de Open Access (acesso aberto) como o da AYA Editora não geram receita com a venda de assinaturas. A AYA Editora não possuí patrocínios ou vínculo com órgãos governamentais. Contudo, disponibilizamos todos os manuscritos que publicamos online gratuitamente para download.
Como outras editoras de acesso aberto, a AYA Editora cobra uma taxa de processamento de artigos (APC) assim que um manuscrito é aceito para publicação. Tais cobranças cobrem os custos de editoração, diagramação, bem como os custos de hospedagem, indexação e promoção de um livro.
Quando um manuscrito é recebido, passa por diversos processos para garantir a qualidade e transparência na produção dos livros em tempo hábil. Assim, estes são alguns dos processos do recebimento dos manuscritos a publicação final:
- A equipe editorial realiza uma triagem realizando verificações técnicas e éticas;
- A equipe de diagramação formata e estrutura o manuscrito de maneira profissional;
- Ainda que a revisão seja feita pelos autores, os editores ou membros do conselho editorial podem apontar melhorias no manuscrito;
- A equipe de marketing e comunicação garante que seu manuscrito receba a devido notoriedade que merece;
- A equipe de tecnologia garante a manutenção dos servidores e demais sistemas.
A manutenção dessas equipes faz com que haja a cobrança de taxa, e é por isso que o valor de processamento varia de acordo com o tipo de manuscrito.
Esta taxa pode ser paga com PIX, TED, boleto bancário e Cartão de Crédito (Pagar.me).