Ensino de ciências: experiências, reflexões e perspectivas
Organizado por:
Clécio Danilo Dias da Silva
Daniele Bezerra dos Santos
ISBN
978-65-88580-27-1
DOI:
10.47573/aya.88580.2.21
N° páginas:
85
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30 de abril de 2021
A ciência é marcada constantemente por descobertas, transformações e progressos. Ela influencia diretamente no nosso dia a dia e é fundamental para a sobrevivência da humanidade. Assim, o Ensino de Ciências assume um papel muito importante dentro do contexto escolar, como um meio dos cidadãos desde a educação básica, entender e acompanhar o avanço tecnológico e científico, mediante a aprendizagem e a utilização dos conhecimentos das ciências da natureza para que possam compreender esse avanço e participar dele. Diante disto, é com grande satisfação que apresentamos o livro “Ensino de Ciências: experiências, reflexões e perspectivas”, o qual foi idealizado visando sistematizar e divulgar pesquisas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências de diversos professores e pesquisadores do Brasil. Foram considerados estudos de caso, experiências pedagógicas, ensaios teóricos, pesquisas bibliográficas/revisões de literatura e afins. Abaixo segue uma breve síntese do que será explorado ao longo dos capítulos:
O primeiro capítulo “Compartilhar boas práticas em comunidades escolares: uma reflexão sobre experiências inovadoras no ensino de ciências” de Marcela Fejes e Maria Elena Infante-Malachias traz relatos sobre a elaboração de simulações de Química e Física por estudantes do Ensino Médio na Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP) e várias atividades desenvolvidas no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA) da USP, sediado em Cubatão, SP com professores, estudantes e comunidade da baixada Santista.
No segundo capítulo “Metodologias de ensino de zoologia para estudantes com deficiência visual” de Samara Brito Salgado Magalhães e colaboradores, avaliam metodologias utilizadas para o ensino de Ciências e Biologia (conteúdos de Zoologia) voltadas para estudantes com necessidades educacionais especiais. As discussões oportunizadas pelos autores favorecem a construção de significados pelos estudantes, estabelecendo um parâmetro das produções de materiais adaptados para a inclusão deste grupo de estudantes com necessidades especiais, além de apresentar os principais assuntos trabalhados, as vantagens e as dificuldades encontradas nas práticas produzidas.
No terceiro capítulo intitulado “Análise química por volumetria da água do açude Iperuí na Escola Agrícola EEEP Guilherme Teles Gouveia como incentivo a iniciação científica”, dos autores Francisco Marcilio de Oliveira Pereira, Maria Graviele Teixeira e Roger Almeida Gomes, proporcionaram a formação de um grupo de pesquisa e a implementação da iniciação científica junto aos alunos da Escola de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia no município de Granja-CE. Para isso, os autores utilizaram-se de conteúdos de Química no processo da formação, de maneira que os estudantes pudessem ter uma visão holística e satisfatória acerca desta disciplina, a qual, muitas vezes é considerada como de difícil compreensão na educação básica. No quarto capítulo “O papel da experimentação como instrumento didático auxiliador na aprendizagem de química: um olhar dos alunos”, de Raionara Fernandes Lima e Oberto Grangeiro da Silva, apresentaram as contribuições da experimentação no ensino de Ciências e Química para o processo de ensino e aprendizagem, especialmente para os conteúdos de substâncias e misturas.
E, na busca por respostas, os autores ainda realizaram uma pesquisa com uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Norte, com ênfase nas dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem de química e no potencial das atividades experimentais para a aprendizagem da disciplina.
O quinto capítulo “Rodas de conversa sobre o legado de Paulo Freire e o ensino de ciências”, de Stephanie Bittencourt de Carvalho Souza e colaboradores, relatam a vivência de atividades em rodas de conversas na construção de um ambiente de discussão democrático com estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense. As rodas de conversa permitiram a discussão do legado de Paulo Freire, vinculando a ação às comemorações de seu centenário em 2021, além de proporcionar um embasamento teórico daqueles interessados em desenvolver pesquisas relacionadas à educação, com ênfase na importância do estímulo ao pensamento crítico no Ensino de Ciências.
No sexto e último capítulo “Experimentação no ensino de ciências: investigando tendências disciplinares e metodológicas”, dos autores Clécio Danilo Dias da Silva, Anyelle da Silva Pereira e Daniele Bezerra dos Santos, foram apresentadas investigações sobre publicações a respeito da experimentação no Ensino de Ciências (Biologia, Física e Química) o qual analisaram a ocorrência e expressividade dos trabalhos, evidenciando as tipologias de pesquisa, o nível de ensino e a predominância por áreas disciplinares das Ciências.
Dessa forma, esperamos que este livro seja um norteador para futuras reflexões e inspirações para professores em formação e/ou exercício da docência. Que ao ler os capítulos, possamos inspirar investigações e práticas exitosas, permitindo uma ressignificação dos processos de formação, ensino e de aprendizagem em Ciências. Assim, os capítulos que compõe este livro (cada um sob olhares, práticas, ideias, discursos e impressões de seus autores) buscam por questões que inquietam o cotidiano social da educação, principalmente, por contribuir com discussões que promovam a qualificação do Ensino de Ciências no Brasil, reafirmando a necessidade de olhares mais aguçados para subjetividade que compõem as diferentes práticas e discursos no contexto educacional. Finalmente, agradecemos a AYA Editora por abraçar esta iniciativa, abrindo as portas para a divulgação do conhecimento para a comunidade científica e a sociedade. Desejamos a todos uma boa leitura!
01
Compartilhar boas práticas em comunidades escolares: uma reflexão sobre experiências inovadoras no ensino de ciências
Marcela Elena Fejes e Maria Elena Infante-Malachias
DOI: 10.47573/aya.88580.2.21.1
02
Metodologias de ensino de zoologia para estudantes com deficiência visual
Samara Brito Salgado Magalhães, Luiz Gustavo dos Reis de Freitas, Stephanie Barbosa Pereira, Kewin Moreira Lima, Marileila Rodrigues Pacheco, Diana do Vale Leão, Eglé Miranda Ramos Corrêa, Luiano Rair Lopes Pinheiro, Claudio Renan de Souza Pereira e Herald Souza dos Reis
DOI: 10.47573/aya.88580.2.21.2
03
Análise química por volumetria da água do açude Iperuí na Escola Agrícola EEEP Guilherme Teles Gouveia como incentivo a iniciação científica
Francisco Marcilio de Oliveira Pereira, Maria Graviele Teixeira e Roger Almeida Gomes
DOI: 10.47573/aya.88580.2.21.3
04
O papel da experimentação como instrumento didático auxiliador na aprendizagem de química: um olhar dos alunos
Raionara Fernandes Lima e Oberto Grangeiro da Silva
DOI: 10.47573/aya.88580.2.21.4
05
Rodas de conversa sobre o legado de Paulo Freire e o ensino de ciências
Stephanie Bittencourt de Carvalho Souza, Clara Corrêa de Souza Gavazza, Brenda Krishna de Andrade Miranda, Vivian Alves Teixeira, Jessyca Rodrigues Silva, Liliane Grugel Miranda e Helena de Souza Pereira
DOI: 10.47573/aya.88580.2.21.5
06
Experimentação no ensino de ciências: investigando tendências disciplinares e metodológicas
Clécio Danilo Dias da Silva, Anyelle da Silva Pereira e Daniele Bezerra dos Santos
DOI: 10.47573/aya.88580.2.21.6
Organizadores
Índice Remissivo
Clécio Danilo Dias da Silva
Doutorando em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pela Faculdade São Luís (FSL). Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). Licenciando em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). É membro do corpo editorial da Atena Editora, AYA Editora e Editora Amplla. Tem vasta experiência em Zoologia de Invertebrados, Ecologia aplicada; Educação em Ciências e Educação Ambiental. Áreas de interesse: Fauna Edáfica; Taxonomia e Ecologia de Collembola; Ensino de Biodiversidade e Educação para Sustentabilidade.
Daniele Bezerra dos Santos
Doutora em Psicobiologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Facex (UNIFACEX). No âmbito profissional e de gestão acadêmica e administrativa, coordenou a Pesquisa e Extensão do UNIFACEX. Coordenou os cursos de Pós-Graduação Especialização em Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais (UNIFACEX) e da Especialização em Microbiologia e Parasitologia (UNIFACEX). Também coordenou o curso de graduação Licenciatura em Ciências Biológicas do UNIFACEX. Na esfera pública federal, coordenou o curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, é professora do Curso de Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN e atual como Coordenadora da Pesquisa e Inovação do Campus Pau dos Ferros (COPEIN-PF/IFRN). Áreas de interesse: Ensino; Meio Ambiente; Comportamento Animal.
Anyelle da Silva Pereira | CV Lattes |
Brenda Krishna de Andrade Miranda | ORCID |
Clara Corrêa de Souza Gavazza | ORCID |
Claudio Renan de Souza Pereira | CV Lattes |
Clécio Danilo Dias da Silva | CV Lattes |
Daniele Bezerra dos Santos | CV Lattes |
Diana do Vale Leão | CV Lattes |
Eglé Miranda Ramos Corrêa | CV Lattes |
Francisco Marcilio de Oliveira Pereira | CV Lattes |
Helena de Souza Pereira | ORCID |
Herald Souza dos Reis | CV Lattes |
Jessyca Rodrigues Silva | ORCID |
Kewin Moreira Lima | CV Lattes |
Liliane Grugel Miranda | ORCID |
Luiano Rair Lopes Pinheiro | CV Lattes |
Luiz Gustavo dos Reis de Freitas | CV Lattes |
Marcela Elena Fejes | CV Lattes |
Maria Elena Infante-Malachias | CV Lattes |
Maria Graviele Teixeira | CV Lattes |
Marileila Rodrigues Pacheco | CV Lattes |
Oberto Grangeiro da Silva | CV Lattes |
Raionara Fernandes Lima | N/A |
Roger Almeida Gomes | CV Lattes |
Samara Brito Salgado Magalhães | CV Lattes |
Stephanie Barbosa Pereira | CV Lattes |
Stephanie Bittencourt de Carvalho Souza | ORCID |
Vivian Alves Teixeira | ORCID |