Fatores que influenciam o desempenho docente da pós graduação Stricto Sensu na área de Engenharias III no Brasil
Tatiane Teixeira
Claudia Tania Picinin
Luiz Alberto Pilatti
ISBN: 978-65-88580-11-0
DOI: 10.47573/aya.88580.1.5
Enviado em: 07/12/2020
Publicado em: 12/12/2020
Resumo
O objetivo desta pesquisa é relacionar os fatores listados na literatura com a percepção dos docentes inseridos na pós-graduação com nota 6 e 7 da Capes, da área de engenharias III no Brasil. A metodologia é dividida em duas partes, sendo que uma trata do método para a construção da revisão de literatura e a outra apresenta o método para aplicação da pesquisa e análise dos dados. A revisão da literatura consiste na busca de estudos nas bases Scopus e Web of Science. A aplicação da pesquisa foi realizada por meio de questionário enviado para 235 professores, distribuídos em dez universidades: ITA (39 docentes), UFRJ (12 docentes), PUC/PR (12 docentes), UFSC (43 docentes), UFRGS (30 docentes), UFPE (13 docentes), UFRGS (16 docentes), PUC/RIO (18 docentes), UFU (27 docentes) e UFRJ (26 docentes). Foram obtidos 61 retornos, que correspondem a 25,96% dos questionários enviados. A análise dos dados foi realizada por meio do software Statistical Package for the Social Sciences SPSS, versão 23, contemplando análise das frequências, teste t independente por meio de dois grupos (homens e mulheres), estudos de correlação e análise qualitativa. Os resultados mostraram que na percepção dos docentes, existem 98 fatores que influenciam no desempenho docente da pós-graduação. Esses fatores foram alocados em 24 categorias, sendo que seis destas categorias são similares com a literatura. Os fatores citados com maior incidência pelos docentes foram alocados nas categorias: perfil pessoal (27,9%), disponibilização de recursos (24,60%) e produção científica (14,8%).
Palavras-chave: Pós-graduação. Professor. Desempenho.
ISBN: 978-65-88580-11-0
Título: Fatores que influenciam o desempenho docente da pós graduação Stricto Sensu na área de Engenharias III no Brasil
Formato: Livro Digital (PDF)
Veiculação: Digital
DOI: 10.47573/aya.88580.1.5
TATIANE TEIXEIRA
Doutoranda em Engenharia de Produção (UTFPR). Mestrado em Engenharia de Produção (UTFPR – 2019). Graduação em Administração (UEPG – 2005). MBA em Gestão Ambiental e Controle de Qualidade (2010), MBA em Gestão de Recursos Humanos (2012), e MBA em Gestão Estratégica de Custos (2016). Experiência profissional na área de gestão de Recursos Humanos e Qualidade. Docente nos cursos de Engenharias (Produção, Mecânica, Civil, Química) e Administração (FATEB). Docente no curso de Engenharia Civil e Engenharia de Produção (Unicesumar).
CLAUDIA TANIA PICININ
Graduada em Administração com Habilitação em Marketing, MBA em Gestão de Negócios e Logística pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Pato Branco, especialista em Gestão Industrial – Conhecimento e inovação e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Ponta Grossa. Doutora em Administração pela Universidade Positivo. Professora do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UTFPR – Câmpus Ponta Grossa.
LUIZ ALBERTO PILATTI
Professor Titular pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Reitor (2016-2020) e vice-reitor (2012-2016) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq.