Identificação dos aspectos antropotecnológicos no plano de auxílio mútuo (PAM)
Rosângela de França Bail
João Luiz Kovaleski
Regina Negri Pagani
ISBN: 978-65-88580-06-6
DOI: 10.47573/aya.88580.1.4
Enviado em: 08/10/2020
Publicado em: 06/11/2020
Resumo
A antropotecnologia estuda a adaptação do indivíduo ao processo de produção, enfatizando a complexidade da relação entre homem, máquina e tecnologia, relacionando-a com o bem-estar do ser humano. Este trabalho objetiva estudar como os aspectos antropotecnológicos estão inseridos no Plano de Auxílio Mútuo (PAM), comparado a atuação do Disaster Mutual Assistance (DMA), norte americano, que desenvolve trabalhos similares ao projeto brasileiro. O PAM é uma instituição sem fins lucrativos, que visa, o estabelecimento e a manutenção dos relacionamentos interpessoais, e interação dos integrantes, com as autoridades federais, estaduais e municipais responsáveis pela resposta às emergências. O presente estudo, tem como objetivos específicos: identificar as características da antropotecnologia e a transferência de conhecimento e tecnologia (TCT), descrever a origem do PAM, estabelecer uma comparação entre o DMA e o PAM e buscar as evidências antropotecnológicas no PAM. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória, que adotou a estratégia de revisão sistemática de literatura. Para a pesquisa de campo, foi realizada coletas de dados junto ao PAM do Brasil e no Estado do Paraná, visando observar sua origem, seu processo evolutivo e seus principais resultados. Na pesquisa de campo final, foi estudado, mais detalhadamente, o caso do PAM, em Ponta Grossa – PR. E os resultados mostram que a antropotecnologia está ligada a todas as atividades do PAM, seja, no ambiente de trabalho industrial, nos treinamentos oferecidos aos colaboradores, nos relacionamentos interpessoais, na transferência do conhecimento e tecnologia nas ações do PAM, junto às empresas parceiras e demais participantes.
Palavras-chave: Antropotecnologia. Transferência de Conhecimento e Tecnologia. Serviços de Emergência. Plano de Auxílio Mútuo
ISBN: 978-65-88580-06-6
Título: Identificação dos aspectos antropotecnológicos no plano de auxílio mútuo (PAM)
Formato: Livro Digital (PDF)
Veiculação: Digital
DOI: 10.47573/aya.88580.1.4
ROSÂNGELA DE FRANÇA BAIL
Doutoranda em Engenharia de Produção UTFPR (externo), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Ponta Grossa; Pesquisadora e Antropotecnóloga em estudos voltados ao Homem, a Transferência do Conhecimento e Tecnologia e o Trabalho; Presidente do Projeto Plano de Auxílio Mútuo (PAM- PG) – Gestão em Desastres envolvendo o Corpo de Bombeiros, Multinacionais e colaboradores da área de prevenção, saúde e segurança do trabalho; Proprietária da empresa Kanija – Consultoria, Treinamento e Capacitação (envolvendo formação e capacitação nas áreas de: CIPA, SIPAT, NRs, Combate à Incêndio, Primeiros Socorros, Saúde e Segurança, Gestão e Desenvolvimento Humano); Especialista em Docência na Educação Profissional pelo Instituto de Desenvolvimento Federal do Paraná – Curitiba; Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR; Especialista em Ciência e Tecnologia do Ensino Aprendizagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus – PR; Graduada em Administração Geral pela Faculdade Secal -;Santa Amélia – Ponta Grossa – PR; Graduada em Educação Física pela Universidade Uniandrade de Ponta Grossa – PR; Docente da Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho – CESCAGE – Ponta Grossa – PR; Docente da Pós-Graduação MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – Faculdade Sagrada Família – Ponta Grossa – PR; Docente das Faculdades FATI-FAJAR nas áreas de: Administração e Ciências Contábeis – Arapoti – PR; Docente em Administração, Contabilidade e Engenharias nas áreas: TGA, Logística, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, Economia Geral, Negociação e Negócios Internacionais, Custos de Produção, Saúde e Segurança no Trabalho e Ergonomia; Curso Técnico em Enfermagem e Socorrista/Resgatista atuando em acidentes em rodovias, hospitais e palestras
JOÃO LUIZ KOVALESKI
Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 1D
Possui graduação em Engenharia Industrial Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1986), graduação em Técnologo em Automação Industrial – Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale – Joseph Fourier) (1985), mestrado em Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1988), DEA em Sistemas Eletrônicos no Institut Polithnique de Grenoble (INPG) e doutorado em Instrumentação Industrial – Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale – Joseph Fourier) (1992). Atualmente é professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Parana – campus Ponta Grossa, editor das Revistas Gestão Industrial (Online) e Revista Innovare, e revisor das revistas RAI da PGT/USP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: transferência de tecnologia, gestão industrial, agente de inovação, gestão do conhecimento e inovação tecnológica. Foi Diretor Geral do Campus Ponta Grossa da UTFPR por 8 anos. Vice-reitor por 4 anos da UTFPR. Foi Membro do Conselho Universitário da UTFPR por 12 anos. Atualmente 1- Presidente da APREPRO – Associação Paranaense de Engenharia de Produção. 2- Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR. 3- Professor e Fundador do Mestrado/Doutorado em Engenharia de Produção.
REGINA NEGRI PAGANI
Doutora em Engenharia de Produção (UTFPR) com período sanduíche na UTC – Sorbonne Universités; Mestre em Engenharia de Produção (UTFPR); Especialista em Gestão Industrial (CEFET); Bacharel em Administração de Empresas (UEM); proficiente na Língua Inglesa pela Universidade de Miami (EUA). Foi Diretora Administrativa e Pedagógica na unidade do CCAA de Ponta Grossa; Professora Visitante na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Professora Visitante na Université de Tecnologie de Troyes (UTT), França; Professora na Faculdade União, Ponta Grossa; Professora de Pós-graduação na Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB); Professora de Sociologia, Filosofia e Ética na Escola de Ministros Espírito e Verdade; é Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, (UTFPR) e Chefe do Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção (DAENP). Possui diversos artigos científicos publicados em eventos nacionais e internacionais, em periódicos nacionais e internacionais, e capítulos de livros no Brasil e no exterior.