
Intolerância à Lactose em uma Perspectiva Investigativa no Ensino Médio
Atores:
Prof.ª Ma. Sintiane Maria de Sá Lima
Prof.ª Ma. Ildegarde Tássia Moreira Silva
Prof.° Me. Luiz Gonzaga Silva Lucena
Prof.ª Ma. Ohana Rafaela Morais Sá
Prof.ª Dr.ª Francisca Carla Silva de Oliveira
Prof.° Dr. Wellington dos Santos Alves
Prof.ª Ma.Francielle Alline Martins
Prof.° Dr. Pedro Marcos de Almeida
ISBN
978-65-5379-928-8
DOI:
10.47573/aya.5379.1.440
N° páginas:
149
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
05/02/2026
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
Sintiane Maria de Sá Lima
Mestra pelo Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) pela Universidade Estadual do Piauí -UESPI (2022), Especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade Única de Ipatinga – MG (2018). Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2018). Atuação como Docente da Educação Básica, em Biologia no Ensino Médio e Ciências no Ensino Fundamental. Possui trabalhos na área de Ensino de Biologia.
Ildegarde Tássia Moreira Silva
Graduada em Ciências Licenciatura com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2012), Pós-graduada em Docência no ensino Superior pela Faculdade entre Rios do Piauí – FAERPI (2013), em Ensino de Genética pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2016), Mestra em Ensino de Biologia-PROFBIO, pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2025). Foi bolsista pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI durante o mestrado e desde 2016 é professora de Biologia da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão.
Luiz Gonzaga Silva Lucena
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2002). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral;Especialista em Educação Ambiental e Saúde Pública pela faculdade Evangélica Cristo Rei – FECR no período de 24/11/2012 a 21/06/2014;Mestre em Ensino de Biologia PROFIBIO/UESPI no ano de 2024 tendo como orientador o professor Dr. Pedro Marcos de Almeida; Professor efetivo da rede estadual de educação do Piauí e Maranhão.
Ohana Rafaela Morais Sá
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2015). Especialista em Gestão de Recursos Ambientais do Semiárido – IFPI, mestranda em Ensino de Biologia – PROFBIO/ UESPI. Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Piauí na Unidade Escolar João de Deus Carvalho.
Francisca Carla Silva de Oliveira
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas, Especialização em Educação Ambiental, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Atualmente é professora Associada II na Universidade Federal do Piauí. Atua nos seguintes temas: ensino de Ciências e Biologia, didática das ciências da natureza, ensino de Ciências e Biologia, recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia, estágio supervisionado, educação ambiental, etnobotânica e plantas medicinais. Atuou como coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica (PRP)- subprojeto Biologia, de 2018 a 2024. É coordenadora adjunta de Estágio Supervisionad das Licenciaturas da UFPI. É Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFPI no Campus Ministro Petrônio Portella, subprojeto Biologia. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza/PPEnCiNa da Universidade Federal do Piauí.
Wellington dos Santos Alves
Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP. Doutor em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE. É Pós doutorando em Medicina Translacional pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor associado I da Universidade Estadual do Piauí, pesquisador na área de inflamação pulmonar decorrentes do tabagismo, uso do vape e outros agentes inflamatórios e na área de reabilitação celular de lesões neuromusculares. Ministra as disciplinas Citologia e genética para o curso de Fisioterapia e Genética para o curso de Enfermagem, Fisiologia do Exercício para o curso de Fisioterapia. Foi Coordenador adjunto local do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO – (UFMG/UESPI), atuando nos macroprojetos Educação em Biologia para a melhora da saúde, Ensinando órgãos e sistemas nos vertebrados, Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia e Biotecnologia em Foco. Esta sendo Coordenador institucional (UESPI) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal (PPGBIOTEC/UECE/UESPI),na linha de pesquisa Desenvolvimento de bioprodutos – prospecção, identificação e caracterização. Faz parte do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia da UESPI – NPBio, onde coordena o Laboratório de Biotecnologia Aplicado à saúde – Biologia Molecular (LABASBIM). Também é professor do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA, onde ministra as disciplinas Biologia celular e genética, Histologia e embriologia e Fisiologia do exercício para o curso de Graduação em Fisioterapia. Ainda no UNIFSA é professor no Curso de Pós graduação em Fisioterapia cardiorrespiratória com ênfase em reabilitação.
Francielle Alline Martins
Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2004/2005). Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atualmente leciona nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí, curso de Pós-Graduação em Química (mestrado acadêmico) da Universidade Estadual do Piauí e no PROFBIO-UESPI (Mestrado profissionalizante em rede de Ensino de Biologia). É membro efetivo da Comissão de Ética para Uso de Animais da Universidade Estadual do Piauí CEUA/UESPI, 2023/2025. Membro do Comitê Institucional de Bolsas de Pesquisa e Inovação Tecnológica – CIPIT 2024/2026. Chefe do Laboratório de Pesquisa em Genética (LABGENE). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) da UESPI 2025/2026. Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Genética e na Citogenética/Mutagênese usando os modelos biológicos Allium cepa e Drosophila melanogaster para avaliar o potencial toxicogenético de fitoquímicos, resíduos industriais e extratos vegetais.
Pedro Marcos de Almeida
Licenciado e Graduado em Ciências Biológicas (Universidade Federal de Viçosa, 2001); Mestrado em Genética e Melhoramento (Universidade Federal de Viçosa, 2003); Doutorado em Genética (Universidade Federal de Pernambuco). Atualmente é professor Associado I da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e leciona Genética, Biologia Celular e Molecular. Integrante do Comitê Institucional de Bolsas de Pesquisa e Inovação Tecnológica (CIPIT) da UESPI; do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)/UESPI; do Comitê de Ética no uso de Animais (CEUA)/UESPI. Professor do programa de Pós-Graduação a nível de mestrado em Química/UESPI, desenvolvendo pesquisas com plantas medicinais e compostos isolados na área de Mutagênese/Antimutagênese em animais e Allium cepa. Professor do programa de Pós-Graduação a nível de mestrado Profissional em Biologia (PROFBIO), desenvolvendo projetos na área de educação, com ênfase no ensino por investigação. Bolsista Produtividade FAPEPI (2022-2023); Bolsista Produtividade FAPEPI (2024-2025) e Bolsista Produtividade FAPEPI (2025-2026).
Ler On-line

