
Desafios Emergentes: Priorizando A Saúde Mental de Profissionais e Estudantes da Área da Saúde
Autoras:
Bruna Milena Sobreira de Almeida
Ester Carvalho de Albuquerque
Giovanna de Souza Lima
Késsia Nunes Souza
Queren Hapuque do Valle Barboza Lima
Thainara Aparecida Lopes dos Santos
ISBN
978-65-5379-882-3
DOI:
10.47573/aya.5379.1.421
N° páginas:
58
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
12/11/2025
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
Bruna Milena Sobreira de Almeida
Estudante de Medicina no (12º semestre), com forte interesse em pesquisa científica, tecnologia em saúde e cuidado da população. Focada em medicina da família e comunidade, ginecologia e obstetrícia e saúde mental, buscando promover inovação no ensino médico e nos serviços de saúde. Possui experiência em estágios hospitalares, projetos acadêmicos, iniciativas sociais e participação em ligas acadêmicas em São Paulo. Atua em pesquisa e iniciação científica, especialmente em projetos que aplicam inteligência artificial para o avanço da ciência e da saúde da comunidade buscando melhorar a qualidade de vida global.
Ester Carvalho de Albuquerque
Acadêmica de Medicina (12º período), apaixonada por cuidar de pessoas, buscando sempre o cuidado individualizado, moldando um atendimento seguro, resiliente e de confiança. Tem interesse por pesquisas e novas tecnologias que promova melhoria na saúde, bem-estar e cuidados da população. Identifica-se especialmente com a medicina de emergência, centro cirúrgico e a saúde mental, sempre buscando maneiras mais humanas e inovadoras de aprender, ensinar e atuar. Ao longo da graduação, vivenciou experiências em estágios hospitalares, incluindo estágio na área cirúrgica (HCFMUSP), projetos acadêmicos, ações sociais e ligas estudantis em São Paulo, que fortaleceram sua convicção, empatia e diálogo para trabalhos em equipe e comunidade. Busca desenvolver projetos de iniciação científica e transformar o cuidado em saúde no Brasil e no mundo.
Giovanna de Souza Lima
Acadêmica de Medicina (12° período), segue trilhando um caminho guiado pela curiosidade sobre o cérebro e a complexidade da mente humana. Desenvolveu experiência em diferentes áreas da formação médica, incluindo atividades científicas, projetos sociais, estágios hospitalares (dentre eles, Neurologia HCFMUSP) e participação em ligas acadêmicas. Dedica-se com entusiasmo a ações voluntárias e acredita em uma prática médica que una ciência, empatia e cuidado integral. Entre a razão científica e a sensibilidade humana, acredita que curar é uma arte que envolve compreender o ser humano em todas as suas dimensões.
Késsia Nunes Souza
Estudante de Medicina (8º período) com interesse em pesquisa científica, Medicina de campo e Ginecologia Obstétrica. Possuí experiência com iniciações científicas, estágios em Emergência cirúrgica (FMUSP), Atenção Primária e Prontos Socorros.Prioriza o avanço tecnológico a fim de otimizar recursos e práticas medicinais na saúde mental.
Queren Hapuque do Valle Barboza Lima
Acadêmica de Medicina (12º período), encantada pela obstetrícia e com interesse na pesquisa científica e saúde mental. Acredita que cada nascimento carrega não apenas o início de uma nova vida, mas também histórias, emoções e transformações que merecem ser acolhidas com sensibilidade e respeito.Durante sua formação, vivenciou experiências em estágios hospitalares, incluindo estágio na área cirúrgica (FMUSP), além de participações em ligas acadêmicas, projetos sociais e ações voluntárias, que fortaleceram sua convicção de que a prática médica vai muito além da técnica. Para ela, cuidar é um gesto de escuta e presença, que une ciência e empatia em um mesmo propósito.Entre o milagre do nascimento e o mistério da mente, acredita que ser médica é exercer, todos os dias, a arte de compreender o ser humano em sua totalidade.
Thainara Aparecida Lopes dos Santos
Tem 28 anos, natural de Tupi Paulista, interior de São Paulo, é uma acadêmica de medicina (12° período) apaixonada pela arte de cuidar e curar, não apenas o corpo, mas também a mente. Tem se dedicado à clínica médica e à atenção primária, buscando sempre melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas. Ela acredita no poder do voluntariado e na importância de compartilhar conhecimento, além de entender que o cuidado com a saúde mental é fundamental. Está comprometida em aprender, ensinar e fazer a diferença na vida das pessoas, curando com compaixão e exercendo a medicina com dedicação e amor.
Ler On-line

