Capa do Livro Avanços e Desafios na Medicina Veterinária Contemporânea

Impacto Psicológico da Perda de Pacientes na Prática Veterinária

Psychological Impact of Patient Loss in Veterinary Practice

Autores:

William Caetano Estevão
Luiz Eduardo Nunes Ferreira
Wallace Caetano Estevão
Iara Panzuto

ISBN (Livro):

978-65-5379-789-5

DOI (Livro):

10.47573/aya.5379.3.6

DOI (Capítulo):

10.47573/aya.5379.3.6.20

N° páginas:

Pages

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

03/11/2025

Resumo

Historicamente, a formação acadêmica em Medicina Veterinária no Brasil apresenta um perfil predominantemente tecnicista, caracterizado pela limitada preparação psicológica e emocional dos futuros profissionais para lidar com o luto e com a comunicação de más notícias. Tal lacuna contribui para o surgimento de transtornos como ansiedade, síndrome de burnout e fadiga por compaixão. Este estudo teve como objetivo investigar os impactos psicológicos decorrentes da perda de pacientes na prática veterinária. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e caráter exploratório, por meio de formulário eletrônico, com a participação de 117 respondentes, entre estudantes e médicos-veterinários. Os resultados indicaram que 83,8% dos participantes relataram que a morte de um paciente afetou seu desempenho profissional ou acadêmico, gerando sentimentos de incapacidade e frustração. Além disso, 89,7% afirmaram ter enfrentado limitações terapêuticas impostas por restrições financeiras dos tutores, o que intensificou a sensação de impotência. Observou-se ainda que 84,6% dos participantes não receberam suporte adequado para lidar com a perda e 89,7% consideram que o luto na Medicina Veterinária não é tratado com a devida seriedade. Conclui-se que é urgente integrar a temática do luto à formação veterinária, promovendo espaços de acolhimento e suporte emocional, a fim de favorecer uma prática profissional mais empática, ética e sustentável.

Palavras-chave: luto veterinário; saúde mental; perda de paciente; eutanásia; formação.

Abstract

Historically, veterinary education in Brazil has been predominantly technical, lacking adequate psychological and emotional preparation for professionals to deal with grief and the communication of bad news. This gap contributes to the emergence of anxiety, burnout syndrome, and compassion fatigue. This study aimed to investigate the psychological impacts associated with patient loss in veterinary practice. A qualitative, exploratory field survey was conducted using an electronic questionnaire with 117 participants, including students and veterinarians. Results showed that 83.8% reported that patient death affected their professional or academic performance, generating feelings of frustration and inadequacy. Additionally, 89.7% experienced limitations in treatment due to clients’ financial constraints, intensifying helplessness. Furthermore, 84.6% received insufficient emotional support, and 89.7% believe that grief is not properly addressed in veterinary medicine. The study concludes that integrating grief education and emotional support into veterinary curricula is urgent to promote a more ethical, empathetic, and sustainable practice.

Keywords: veterinary grief, mental health, patient loss, euthanasia, education.

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