
Iniciação Científica no Ensino Médio – Vol. 5
Organizado por:
Prof.ª Ma. Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes
Prof.ª Dr.ª Flávia Motta de Paula Galvão
ISBN
978-65-5379-848-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.483
N° páginas:
143
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
19/09/2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (PPGLL/UFG), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), licenciada em Letras-Espanhol (UFSM) e Docente Adjunta do Departamento de Língua Estrangeira-Espanhol do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE/UFG). Atua como docente no Curso de Especialização em Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem de línguas adicionais e como Coordenadora Pedagógica do Programa Escola em Tempo Integral da Região Centro-Oeste (MEC/UFG). É organizadora da coleção Iniciação Científica no Ensino Médio, volumes 1, 2, 3 e 4, membro do Grupo de Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica (GICEB/CEPAE/UFG). Suas áreas de interesse e pesquisa incluem: ensino-aprendizagem de línguas adicionais na educação básica; aprendizagem baseada em projetos; aprendizagem colaborativa; teletandem; iniciação científica na educação básica; e formação crítica de professores de línguas adicionais.
Flávia Motta de Paula Galvão
Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), licenciada em Letras (UFU). Atualmente, é Docente Adjunta no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG). É membro do Grupo de Estudos em Teorias de Discurso, o GETED/UFG, e do Grupo de Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica, GICEB/CEPAE. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita; representação; mídia; educação; formação profissional escolar; letramento; formação de professores; políticas educacionais; iniciação científica na educação básica.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20
Ler On-line
