
Narrativas da Família Alfredo: Educação como ato de esperança na Escola Estadual Alfredo José da Silva, em Barra do Bugres (MT)
Organizado por:
Vanessa Suligo Araújo Lima
Andreia Rodrigues Geres.
Lucinéia Oenning
Dulce Brigida da Silva
Juliana Flauzino dos Santos
ISBN
978-65-5379-821-2
DOI:
10.47573/aya.5379.2.475
N° páginas:
88
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
05/08/2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O livro Narrativas da Família Alfredo reúne vivências e práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Alfredo José da Silva, em Barra do Bugres (MT), com o propósito de mostrar como a educação pode transformar trajetórias. A partir de experiências que conectam escola, universidade, esporte e cotidiano, a obra destaca a importância da escuta, do protagonismo estudantil e da aprendizagem significativa. Voltada a educadores, pesquisadores e gestores, esta coletânea convida à reflexão sobre uma educação pública mais humana, contextualizada e comprometida com os sonhos de seus sujeitos.
Vanessa Suligo Araújo Lima
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEDU), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus “Jane Vanini”, Cáceres – MT. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGECM), da Universidades do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus “Deputado Renê Barbour”, Barra do Bugres–MT. Graduada em Licenciatura em Matemática (UNEMAT) Barra do Bugres – MT. Licenciatura em Educação Física (UNB) e Bacharelado em Educação Física – (Claretiano).Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); e Docente da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – (SEDUC/MT), Diretoria Regional de Ensino de Tangará da Serra- MT, Escola Estadual Alfredo José da Silva, Barra do Bugres-MT. Tem experiência na área de Educação, Educação Matemática e Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Identidade Docente, Desenvolvimento e Aprendizagem Profissional da Docência, Pesquisa Narrativa e, Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior. Atuando a mais de 12 anos no chão da Escola e da Universidade pública. Professora de formação, por opção, em permanente constituição docente.
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Vanessa-Araujo-Lima/research.
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4651-3752.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8467474410929706.
Andreia Rodrigues Geres
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGECM), da Universidades do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus “Deputado Renê Barbour”, Barra do Bugres–MT. Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UNEMAT) Cáceres – MT. Docente da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – (SEDUC/MT), Diretoria Regional de Ensino de Tangará da Serra- MT. Diretora da Escola Estadual Alfredo José da Silva, Barra do Bugres-MT.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5720-4694.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7102620733478592
Lucinéia Oenning
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGECM), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus “Deputado Renê Barbour”, Barra do Bugres–MT. Graduada em Licenciatura em Matemática (UNEMAT), Barra do Bugres – MT. Docente da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – (SEDUC/MT), Diretoria Regional de Ensino de Tangará da Serra- MT, Escola Estadual Alfredo José da Silva, Barra do Bugres-MT.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7137-9957.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0409103416989772E.
Dulce Brigida da Silva
Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão social pela faculdade Afirmativo, Graduada em Licenciatura em Matemática no Campus “Deputado Renê Barbour”, (UNEMAT) Barra do Bugres – MT, Graduada em Pedagogia pela Faculdade Faveni. Docente da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – (SEDUC/MT), Diretoria Regional de Ensino de Tangará da Serra- MT, Coordenadora da Escola Estadual Alfredo José da Silva, Barra do Bugres-MT.
ORCID: https://orcid.org/0009-0009-0203-7126.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1394109011011463 .
Juliana Flauzino dos Santos
Licenciada e Bacharelada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso-(UNEMAT), Campus de Tangará da Serra-MT- (2014). Licenciada em Pedagogia pelo – Centro Universitário Faveni-(2021). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em nível de Especialização em Libras e Educação Inclusiva , da Instituição Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Cuiabá-MT- (2021). Pós Graduada Latu Sensu em Educação Indígena pela Faculdade Futura (2019)Docente da educação Básica no Estado de Mato Grosso desde 2014.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7578619620551158.
Ler On-line
