
Práticas e Orientações Didáticas para o Ensino de L2 para Surdos na Educação Profissional e Tecnológica
Autoria de:
Prof.° Me. Klean Alex Fonseca de Carvalho
Prof.ª Dr.ª Paula Francineti Araujo Tavares
ISBN
978-65-5379-805-2
DOI:
10.47573/aya.5379.1.389
N° páginas:
166
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
04/07/2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A obra Práticas e orientações didáticas para o ensino de L2 para surdos na educação profissional e tecnológica apresenta uma abordagem fundamentada no interacionismo sociodiscursivo e na teoria histórico-cultural para o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita em Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes Surdos. Direcionada a educadores da Educação Profissional e Tecnológica, propõe sequências didáticas adaptadas às especificidades linguísticas e culturais da comunidade Surda, oferecendo um produto educacional prático e teoricamente embasado, voltado à promoção da inclusão linguística e educacional.
Klean Alex Fonseca de Carvalho
É professor, tradutor/intérprete de Libras e psicólogo com sólida formação acadêmica nas áreas de Letras, Linguística, Psicanálise e Educação Inclusiva. É mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMA, com pesquisa voltada para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Possui diversas especializações, incluindo Tradução e Interpretação de Libras, Educação Profissional e Tecnológica, Psicologia Hospitalar e Educação Inclusiva, além de extensões nas áreas de Cultura Surda, Psicanálise e Audiodescrição. Graduado em Psicologia (CEUMA) e Letras-Libras (UNIOESTE), atua de forma multidisciplinar com foco na acessibilidade e inclusão educacional. Atualmente, é professor de Linguística das Línguas de Sinais e coordenador acadêmico do Instituto de Educação Bilíngue William Stokoe, além de intérprete no IFMA e professor na rede pública de Paço do Lumiar (MA). Tem uma atuação destacada na organização e coordenação de projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à acessibilidade comunicacional, à formação de intérpretes, à inclusão de pessoas com deficiência e à promoção da cultura surda. Fundador da sala de AEE no IFMA-Campus Centro Histórico, também coordenou o NAPNE entre 2020 e 2024, consolidando sua trajetória como agente transformador na educação inclusiva e bilíngue.
Paula Francineti de Araujo Tavares
É Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados, na linha de pesquisa Linguística Aplicada e Estudos de Fronteira. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013) com estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Université de Genève com Jean-Paul Bronckart. Professora Titular de Língua Portuguesa do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão. Professora e Coordenadora do PROFEPT/IFMA-Monte Castelo, Portaria 3.637 de 31 de julho 2020. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente com alfabetização e letramento de jovens e adultos, prática de ensino, formação de professor e produção de materiais didáticos. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) vinculado ao PPGL/UFC<http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0089801MY7FO09>, ambos com os objetivos: i) desenvolver pesquisas no âmbito da formação de professores de línguas materna e estrangeiras, e ii) produzir e analisar material didático de línguas materna e estrangeiras.
Ler On-line
