
Desenvolvimento de uma Plataforma Web Interativa para o Ensino e Disseminação do Conhecimento em Biomedicina: Um Estudo de Caso com Django e Código Aberto
Development of an Interactive Web Platform for Teaching and Dissemination of Knowledge in Biomedicine: A Case Study Using Django and Open Source Technologies
Autores:
Franciella Dessanti Dossi
Felipe Buono Evangelista
ISBN (Livro):
978-65-5379-771-0
DOI (Livro):
10.47573/aya.5379.3.4
DOI (Capítulo):
10.47573/aya.5379.3.4.22
N° páginas:
Pages
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
25/06/2025
Licença:
Resumo
Este estudo descreve o desenvolvimento de uma plataforma web interativa, concebida no âmbito do programa PIBIC do Unisalesiano, com o objetivo de enriquecer o ensino e a disseminação do conhecimento na área da biomedicina. A metodologia empregada envolveu a utilização do framework Django, uma escolha estratégica devido à sua robustez, segurança e escalabilidade, alinhada ao perfil de um aluno de engenharia da computação. A plataforma foi estruturada para oferecer diversos recursos educacionais, incluindo aulas didáticas, artigos científicos, seções de perguntas e respostas, e biografias de figuras proeminentes da biomedicina, visando proporcionar um ambiente de aprendizado abrangente e acessível. Os resultados esperados incluem a criação de um recurso digital de alta qualidade que democratize o acesso à informação especializada e fomente a interdisciplinaridade entre a computação e as ciências da saúde. Adicionalmente, o projeto adota uma abordagem de código aberto, com o repositório disponível no GitHub, incentivando a colaboração da comunidade e garantindo a manutenção e evolução contínua da ferramenta. Este trabalho demonstra a aplicação prática da engenharia da computação na criação de soluções inovadoras para desafios educacionais e científicos.
Palavras-chave: biomedicina; desenvolvimento web; Django; educação; código aberto.
Abstract
This study describes the development of an interactive web platform, conceived within the scope of the Unisalesiano PIBIC program, with the aim of enriching the teaching and dissemination of knowledge in the field of biomedicine. The methodology employed involved the use of the Django framework, a strategic choice due to its robustness, security, and scalability, aligned with the profile of a computer engineering student. The platform was structured to offer various educational resources, including didactic lessons, scientific articles, question-and-answer sections, and biographies of prominent figures in biomedicine, aiming to provide a comprehensive and accessible learning environment. Expected results include the creation of a high-quality digital resource that democratizes access to specialized information and fosters interdisciplinarity between computing and health sciences. Additionally, the project adopts an open-source approach, with the repository available on GitHub, encouraging community collaboration and ensuring the continuous maintenance and evolution of the tool. This work demonstrates the practical application of computer engineering in creating innovative solutions for educational and scientific challenges.
Keywords: elderly; self-esteem; health.
Ler On-line
