Capa do Livro Entre Saberes e Práticas: A Formação em Saúde Pública na Residência Multiprofissional

Colaboração Entre a Educação Física e Fisioterapia na Reabilitação de Pacientes na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência

Collaboration Between Physical Education and Physiotherapy in the Rehabilitation of Patients in Primary Health Care: Experience Report

Autores:

Marisa Cavalcante Rosendo
Artemisa Saldanha de Menezes Fortes
Paula de Vasconcelos Pinheiro
Maria Áurea Catarina Passos Lopes
Geórgia Guimarães de Barros Cidrão
Maria Emília Catarina Passos Lopes

ISBN (Livro):

978-65-5379-771-0

DOI (Livro):

10.47573/aya.5379.3.4

DOI (Capítulo):

10.47573/aya.5379.3.4.1

N° páginas:

Pages

Formato:

Livro Digital (PDF)

Publicado em:

15-05-2025

Resumo

Introdução: A atuação do profissional de Educação Física (PEF) na Atenção Primária à Saúde (APS) é fundamental para a reabilitação e promoção de cuidados integrais e contínuos. A colaboração interdisciplinar com fisioterapeutas melhora desfechos clínicos e consolida os ganhos terapêuticos de pacientes. Objetivo: Relatar a colaboração entre a Educação Física e a Fisioterapia na reabilitação de pacientes na Atenção Primária à Saúde (APS), evidenciando desafios, potencialidades e impactos na qualidade do cuidado interdisciplinar. No município de Tauá-CE. Métodos: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e exploratória do tipo relato de experiência desenvolvido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) por meio de visitas domiciliares envolvendo, planejamento conjunto, reuniões semanais e atendimentos compartilhados. Foram utilizados testes funcionais, como o WHODAS 2.0, para avaliar o progresso dos pacientes e guiar intervenções terapêuticas. Resultados: A integração interdisciplinar resultou em melhorias significativas, como maior funcionalidade, adesão às práticas propostas e redução de reincidência de complicações. As visitas domiciliares ampliaram a compreensão das necessidades individuais e fortaleceram o vínculo familiar no cuidado. Além disso, a troca de conhecimentos entre os profissionais potencializou o impacto das práticas colaborativas, promovendo um cuidado mais eficiente e alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Considerações Finais: A experiência destacou a importância do PEF na APS como agente de promoção de saúde e a relevância da interdisciplinaridade para um cuidado integral. Investir em residências multiprofissionais é essencial para capacitar profissionais capazes de atender às demandas do SUS de forma sustentável e colaborativa.

Palavras-chave: atenção primária à saúde; educação física e treinamento; serviços de fisioterapia; reabilitação; Sistema Único de Saúde.

Abstract

Introduction: The role of the Physical Education Professional (PEF) in Primary Health Care (PHC) is essential for physical rehabilitation and the promotion of comprehensive and continuous care. Interdisciplinary collaboration with physiotherapists improves clinical outcomes and consolidates patients’ therapeutic gains. Objective: To report the collaboration between Physical Education and Physiotherapy in the rehabilitation of patients in Primary Health Care, highlighting challenges, potentialities, and impacts on the quality of interdisciplinary care in the municipality of Tauá-CE. Methods: This is a qualitative and exploratory study in the form of an experience report developed in a Basic Health Unit (BHU) and through home visits, involving joint planning, weekly meetings, and shared care. Functional tests, such as WHODAS 2.0, were used to assess patient progress and guide therapeutic interventions. Results: Interdisciplinary integration led to significant improvements, such as increased functionality, adherence to proposed practices, and reduced recurrence of complications. Home visits expanded the understanding of individual needs and strengthened family involvement in care. Furthermore, knowledge exchange among professionals enhanced the impact of collaborative practices, fostering more efficient care aligned with the guidelines of the Unified Health System (SUS). Final Considerations: The experience highlighted the importance of the PEF in PHC as a health promotion agent and the relevance of interdisciplinarity for comprehensive care. Investing in multiprofessional residencies is essential to train professionals capable of meeting the demands of the SUS in a sustainable and collaborative manner.

Keywords: primary health care; physical education and training; physical therapy services; rehabilitation; Unified Health System.

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