
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Era do Conhecimento
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Adriana Carvalho Pinto Vieira
Prof.ª Dr.ª Divina Aparecida Leonel Lunas
Prof.° Dr. Fernando Lobo Lemes
ISBN
978-65-5379-752-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.440
N° páginas:
194
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
28-04-2025
Área do Conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Licença:
A obra Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Era do Conhecimento oferece uma análise abrangente e crítica sobre os desafios e oportunidades da inovação no Brasil contemporâneo. Organizado por Adriana Carvalho Pinto Vieira, Divina Aparecida Leonel Lunas e Fernando Lobo Lemes, o livro aborda temas como gestão da inovação, capital intelectual, biotecnologia, propriedade intelectual, desenvolvimento sustentável e políticas públicas voltadas ao agronegócio e ao mercado de carbono. Destinado a pesquisadores, formuladores de políticas e profissionais das Ciências Sociais Aplicadas, este material propõe reflexões estratégicas e evidencia a importância de um ecossistema de pesquisa robusto para o desenvolvimento socioeconômico.
Adriana Carvalho Pinto Vieira
Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, doutorado sanduíche na Universidad Politécnica de Madrid / Escuela UPM. Pós-Doutorado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pós-doutorado no Programa de Agronegócio e Desenvolvimento da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, Campus de Tupã. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento – INCT/PPED. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (SEST/INCT/PPED). Foi professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Divina Aparecida Leonel Lunas
Graduação em Ciências Econômicas pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pós-doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua como professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Na Universidade Estadual de Goiás desenvolve atividades no quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER) recomendado pela CAPES e no curso de Ciências Econômicas.
Fernando Lobo Lemes
Doutor em História pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (École Doctorale 122), associado ao Centre de Recherche et de Documentation sur les Amériques (CREDA), unidade de pesquisa associada ao CNRS e ao Institut des Hautes Études de lAmérique Latine (IHEAL). Leciona no Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atua em temas relacionados à história regional, à história do Brasil e à história do Cerrado. Integra a Rede de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (REIA).
Alex Canal Freitas
Professor de Direito no Instituto Federal do Espírito Santo-IFES, Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV, Doutorando em Direito e Justiça pela UFMG e em Filosofia Política pela UFES.
Anapatrícia Morales Vilha
Graduada em Administração Empresarial e Negócios, Mestre em Administração e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora dos Programas de Pós Graduação de Economia e de Biotecnociência da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Assessora da Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP (FAPESP).
André Ballerini Horta
Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -UNESP. Especializado no controle biológico e microbiano de insetos-praga. Com o desdobramento de suas pesquisas migrou para o empreendedorismo tecnológico atuando como consultor no setor de inovação aberta e atualmente realiza novo doutorado (UFABC) com estudos focados nos riscos e incertezas dos negócios de base biotecnológica no Brasil.
Beatriz de Assis Junqueira
Zootecnista e Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como Auditora Fiscal Federal Agropecuária. Integra a Rede LideraGov, do Programa de Desenvolvimento de Líderes do governo federal. Experiência em pesquisa na área de Zootecnia, Economia Aplicada com ênfase em Cadeias Produtivas Agroindustriais e Economia Internacional. Atua com programas governamentais voltados ao desenvolvimento rural, envolvendo propriedade industrial, inovação e agregação de valor.
Celso Luiz Salgueiro Lage
Especialista Sênior em Propriedade Intelectual do INPI na área de Biotecnologia e Nanotecnologia; Coordenador do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI, e Docente da disciplina “Conhecimentos Tradicionais e Direitos Associados”; Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com Pós-doutor pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica do IG da UNICAMP. Atuou na área de Biotecnologia Vegetal e Cultura de Tecidos Vegetais. Tem 93 artigos publicados em periódicos internacionais. Dois livros organizados, e três capítulos de livros publicados.
Everaldo de França
PhD em Propriedade Intelectual (PROFNIT), Doutor e Mestre (UFRGS), Mestre em Inovação e Propriedade Intelectual (INPI), Graduado (UFPB), Professor no Instituto Federal do Espírito Santo-IFES. Temporariamente atua na Secretaria de Direitos Autorais e Intelectuais do Ministério da Cultura em Brasília/DF. Possui atualmente 411 citações no google scholar.
Fabricio Mota de Mello
Graduado em Administração – linha de formação específica em Comércio Exterior da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. MBA Finanças, Controladoria e Compliance da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
Júlio César Zilli
PhD em Engenharia e Gestão do Conhecimento – Engenharia de Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor de graduação e pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Líder do Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – LabGENINT/UNESC. Gerente de Projetos – Programa de Qualificação para Exportação – Núcleo PEIEX Criciúma – convênio UNESC e Apex-Brasil. Membro do Laboratório Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional – LabENGIN/UFSC.
Kelly Lissandra Bruch
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutora em Direito pela UFRGS e Université Rennes I, com Estágio Pós-Doutoral em Agronegócios pelo CEPAN/UFRGS. Mestre em Agronegócios – CEPAN/UFRGS. Especialista em Direito e Negócios Internacionais – UFSC. Graduada em Direito – UEPG. Vice-Diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios – CEPAN/UFRGS. Vice-Secretária de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC/UFRGS.
Liliana Locatelli
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Atua na área de Direito da Propriedade Intelectual.
Marcos Eduardo Pizetta Palomino
Doutor em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Pós-Graduado em Direito e Comércio Internacional pela (Universidade Anhanguera – Uniderp). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Servidor público federal do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ocupante do cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial na função de examinador de Indicações Geográficas.
Miguel Campo Dall’Orto Emery de Carvalho
Analista de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, com experiência em temas de defesa comercial e propriedade intelectual. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Propriedade Intelectual no MDIC, responsável pela coordenação da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI) e apoio à Secretaria Executiva do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI).
Sérgio Adriany Santos Moreira
Professor de Administração dos níveis Técnico e Superior do IFES, Mestre em Administração de Empresas pela FUCAPE Business School, Doutorando em Administração de Organizações pela FEARP/USP.
Vanessa Aparecida dos Santos Silva
Engenheira agrônoma pela UFRGS (2018), MBA em Gestão de projetos pela USP (2020), Mestre em Agronegócio pela UFRGS (2023), Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Agronegócios da UFRGS.
Thomaz Fronzaglia
Atua na Secretaria Nacional de Planejamento no Ministério do Planejamento e Orçamento desde 2023. É Editor-chefe dos Cadernos de Ciência & Tecnologia (CC&T) da Embrapa, onde atuou com gestão estratégica de CT&I desde 2007. Doutor em Política Científica e Tecnológica (DPCT-IG-Unicamp) (2015), com período sanduíche na UMR SAD APT (AgroParisTech-INRAe) junto à Équipe Proximités.
Wellington Gomes dos Santos
Geógrafo, formado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília (UnB). Atua a mais de uma década no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), tendo integrado diferentes áreas e equipes do órgão. Possui experiência em temas relacionados à Política Agrícola, à instrumentos de Propriedade Intelectual em contexto agroalimentar, além de planejamento e avaliação de políticas públicas.
Ana Célia Castro (Apresentação)
Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos UFRJ (CBAE https://cbae.ufrj.br/). Vice-Coordenadora doINCT/PPED (https://inctpped.ie.ufrj.br/). Presidente do FOBREAV (Fórum Brasileiro de Estudos Avançados). CBAE exerce a Coordenação Geral do Conselho Consultivo Nacional do T20 Brasil (Grupo de Engajamento do G20). Scientific Advisory Board of IN+, Universidade Técnica de Lisboa. Membro do Conselho Diretivo do Internacional Research and Training Center for science and Technology Strategy 2 (CISTRAT). Coordenadora do NUPPAA (Núcleo de Políticas Públicas, Análise e Avaliação, programa que agrega o INCT/PPED, INCT-IDN, INCT Proprietas) https://inctpped.ie.ufrj.br/nuppaa/. Membro do Conselho de Diretores do Fórum de Ciência e Cultura UFRJ. Membro do IBRACH (Instituto de Estudos Brasil – China www.ibrach.org). Senior Fellow do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) https://www.cebri.org/portal/sobre-o-cebri/senior-fellows. Membro do Conselho Consultivo do ALUMNI. . Áreas de atuação: Economia, com ênfase em Economia Institucional, atuando principalmente nos campos temáticos: políticas de inovação; governança do conhecimento; capacitações; tendências tecnológicas; estudos sobre futuros; competitividade; sistema agroindustrial..Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia da UFJR www.ie.ufrj.br). Formação acadêmica: Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1976), doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e pós-doutorado (Universidade da Califórnia, Berkeley, 1999/2000). Presidente do CTSB Movimento de Prevenção de Doenças Genéticas Graves do Cure Tay-Sachs Brasil.
Antônio Marcio Buainain (Prefácio)
É graduado em Direito (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Economia (Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro), Mestrado em Economia e Sociologia (Programa Integrado de Mestrado em Economia e Sociologia, da Universidade Federal de Pernambuco) e Doutorado em Economia (Instituto de Economia da Unicamp). É professor do Instituto de Economia da Unicamp, Pesquisador Sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED), do Grupo de Estudos em Organização da Pesquisa e Ino-vação (GEOPI), vinculado ao Instituto de Geociências da Unicamp, e do Centro de Economia Aplicada, Agrícola e Meio Ambiente (CEA+), vinculado ao Instituto de Economia da Unicamp. Realizou estudos e publicou sobre cadeias produtivas do agronegócio, agricultura familiar, pobreza rural, reforma agrária, políticas agrícolas, inovação tecnológica e propriedade intelectual. Coeditor do livro Propriedade Intelectual e Inovações na Agricultura, publicado pela Editora IdeiaD, vencedor do 2o lugar no 55o Prêmio Jabuti 2016, na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20
Ler On-line
