Neurodiversidade na Biologia: Um Guia para Educadores
Autoras:
Prof.ª Ma. Nancy Nayra Coutinho Freitas Marques
Prof.ª Dr.ª Maria Gardênia Sousa Batista
Prof.ª Dr.ª Francisca Carla Silva de Oliveira
ISBN
978-65-5379-674-4
DOI:
10.47573/aya.5379.1.336
N° páginas:
50
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
11-01-2025
Área do Conhecimento
Ciências Biológicas
Licença:
Este livro é um guia prático e educativo que aborda estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia a alunos neurodivergentes. Ele oferece uma abordagem inclusiva e adaptada, com dicas, atividades práticas e ferramentas para professores tornarem o aprendizado acessível e envolvente. O leitor encontrará métodos inovadores para planejar aulas, usar recursos visuais e implementar planos educacionais individualizados, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo que respeita as particularidades de cada aluno.
Nancy Nayra Coutinho Freitas Marques
Mestre em Ensino de Ciências por Investigação PROFBIO – UESPI, Graduação em LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Estadual do Piauí (2005), Graduação em LICENCIATURA, BACHARELADO E FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA pela Faculdade de Ciências Médicas / UESPI. Especialização em Ensino de Genética / UEMA Especialização em Educação Especial e Inclusiva / UEMA Especialização de Analise do Comportamento Aplicada/ Faculdade Inspirar Especialização de Saúde Mental / Facinter Atuação profissional em Docência da Educação Básica e Ensino Superior. Atendimento clínico , atuação em Politicas Públicas de Saúde Mental – CAPS, Política Pública da Assistência Social _CRAS. Supervisões escolares na área de Educação Especial- Inclusiva Ministrante de cursos e palestras sobre Educação Especial- Inclusiva, TEA e Análise do comportamento Aplicada Vasta experiencia com Transtorno do Espectro do Autismo. Tutora da FACULDADE MALTA e Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade Malta. Docente do ensino Superior na Faculdade Malta e Três Marias.
Maria Gardênia Sousa Batista
Doutora em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências – Biologia pela Universidade Estadual do Piauí (1997) e Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Algas, atuando principalmente nos seguintes temas: ficologia, taxonomia de algas, educação ambiental e ecoturismo. Bióloga pela UESPI (1997), é Professora Associada da mesma instituição, especializada em Taxonomia de Algas e atuando também nos campos de Ficologia, Biologia Computacional, Análise de Cluster, Taxonomia e Sistemática de Macroalgas e Educação Ambiental. É Guia de Turismo, especializada em atrativos naturais do Piauí (SENAC/EMBRATUR), com especialização em Ecoturismo, Interpretação e Educação Ambiental (UFLA), além de Vigilância Sanitária e Epidemiológica (UNAERP). Também é Terapeuta Holística, certificada pela ABRATH (CRTH-BR 6485, 2020). Autora e coordenadora de projetos em Educação Ambiental e Ecoturismo (Pós-graduação Lato Sensu – UESPI), desenvolveu iniciativas como o projeto “Vivências Integradas com o Meio Ambiente: Refletindo sobre Educação Ambiental no Ensino Fundamental” (MEC/PROEXT/UESPI) e “Vir Vendo o Meio Ambiente: Metodologias Inclusivas no Ensino de Biologia para Alunos Cegos”. Agraciada com a Medalha do Mérito Educacional “Monsenhor José Luis Barbosa Cortez” pelo Jubileu de Ouro do Conselho Estadual de Educação do Piauí (2013), é autora e coautora de diversos livros e artigos científicos apresentados em congressos e seminários. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Ficologia (SBFic) entre 2016 e 2018 e atua como Conselheira no COMDEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente – Teresina/PI). Atualmente, coordena o projeto de levantamento das macroalgas e angiospermas marinhas da costa do Piauí, no Laboratório de Ficologia e Limnologia (LABFIL/UESPI), com apoio da Sociedade Brasileira de Ficologia e Rebentos. Palestrante internacional, participou de eventos na Universidade do Minho (Guimarães, Portugal) e na Universidade de Magalhães (Punta Arenas, Chile). Foi agraciada com o Prêmio Joly de Ficologia na modalidade Graduação (3º lugar como orientadora). Atualmente, é Coordenadora do PIBID/BIOLOGIA Teresina, Coordenadora do curso de Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura na UESPI.
Francisca Carla Silva de Oliveira
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas, Especialização em Educação Ambiental, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Atualmente é professora Associanda na Universidade Federal do Piauí. Atua nos seguintes temas: ensino de Ciências e Biologia, didática das ciências da natureza, ensino de Ciências e Biologia, recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia, estágio supervisionado, educação ambiental, etnobotânica e plantas medicinais. Atua como orientadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFPI no Campus Ministro Petrônio Portella.