Inclusão em Movimento: Relatos de Práticas Educacionais Transformadoras
Organizado por:
Prof.° Me. Leonardo Ribeiro de Barros
ISBN
978-65-5379-670-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.403
N° páginas:
138
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30-12-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O livro “Inclusão em Movimento: Relatos de Práticas Educacionais Transformadoras” apresenta uma coletânea de experiências e reflexões sobre práticas inclusivas no contexto educacional brasileiro. Por meio de relatos detalhados, a obra destaca os desafios e avanços em temas como acessibilidade, diversidade, anticapacitismo, e formação de educadores. Com ênfase em estratégias práticas e vivências concretas, os capítulos exploram como diferentes contextos podem adotar abordagens inovadoras para promover a equidade e o respeito às diferenças. É uma leitura indispensável para educadores, gestores e todos os interessados em transformar a educação em um espaço verdadeiramente inclusivo.
Leonardo Ribeiro de Barros
Professor de Libras do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (IFCE) e Professor Formador da Licenciatura em Pedagogia (UECE). Mestre em Educação Bilíngue, pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (UFMS); Especialista em Educação Inclusiva com Ênfase em Libras (UFMS); Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à EJA (IFRN); Especialista em Libras pela (FAVED); Especialista em Educação Especial (UCAM); e Especialista em Orientação Educacional (UNIFCV); Licenciado em Letras: Português/Literatura (UFF); Licenciado em Pedagogia (UNIDOMBOSCO); Licenciado em Letras: Inglês (UNESA); e Licenciado em Libras (ETEP). Possui certificados de proficiência em Libras (PROLIBRAS/UFSC) e de Inglês (CAE Cambridge Assessment English) e TOEFL. Possui certificados internacionais como professor de inglês, a saber, o TESOL (ILAC, Canadá) e CELTA (Cambridge Assessment English). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Exames e Pesquisas sobre a Libras (NEPLIBRAS/INES) e ao Grupo de Estudos sobre Educação para as Diferenças e Estudos Surdos na Perspectiva Interdisciplinar (GEDESPI/UFC). Coordenador do Projeto de Extensão Ceramió, Coordenador do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e Vice-Coordenador do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS), todos do IFCE Campus de Boa Viagem.
Amanda Larissa Castelo Barbosa
Graduanda em Licenciatura em Educação Física no IFCE, membro do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne IFCE) e integrante do grupo de pesquisa em Educação física, saúde e Inclusão (GPEFSI/IFCE). Surda, ex bolsista de Iniciação científica e Iniciação tecnológica.
Cauê Juca Ferreira Marques
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Área: Letras/Subárea: Libras) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Acopiara. Graduado em Letras-Libras (Licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2021). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade do Maciço de Baturité – FMB (2022). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação para as Diferenças e os Estudos Surdos na Perspectiva Interdisciplinar – GEDESPI (CNPq/UFC).
Edna Maria Jucá Couto Amorin
Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Possui Bacharelado, Licenciatura e Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP). Está cursando uma segunda graduação em Letras Libras para licenciados pelo Centro Universitário UniUnica e é membra do NAPNE Acopiara desde 2019.
Emanoela Terceiro Silva
Professora EBTT do IFCE, Campus Ubajara. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2008) e Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2011). Tem pesquisas em Educação, com foco em Trabalho, Crises Ambientais e Educação Ambiental. Possui também interesse em Didática e Formação de Professores. Foi professora substituta da FUNECE e, atualmente, é membro do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do IFCE, campus Ubajara.
Emanuelle de Souza Barbosa
Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE/CAA 2009. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET do MEC/SESu/DIFES de 2011 a 2013. Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE/CAA). Doutora em Educação (UFPE-PPGE). Integrante do grupo de Pesquisa GESTOR – Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre cadastrado no diretório do CNPq. Professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Erick Alves Saraiva
Licenciando de Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus de Boa Viagem. Monitor bolsista do Projeto Nada Sobre Nós sem Nós – Ano 2 vinculado ao Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Boa Viagem.
Francisca Liana Urquiza Oliveira
Licenciada em Pedagogia (UESPI). Pós-graduada em Libras e Docência do Ensino Superior (ambas pela UESPI). Acadêmica de Letras-Libras (UFPI); atualmente é Professora efetiva da Rede Municipal de Piripiri-PI.
Francisco Eudenis Alves da Silva
Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e estudante do Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Acopiara.
Igor Lima Rodrigues
Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Estadual do Ceará (2004). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. É docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia do campus Canindé. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Formação de Professores, Informática Educativa, Moodle e Avaliação Educacional.
Inácia Marina Silva Sousa
Graduada em Pedagogia (UESPI). Especialista em Educação Infantil (UFPI). Especialista em Libras(UESPI). Especialista em Docência do Ensino Superior (São Judas Tadeu). Professora efetiva da Rede Municipal de Piripiri-PI. Acadêmica de Letras-Libras (UFPI).
Joana D’arc da Silva Soares
Discente do Curso de Licenciatura Plena em Química do IFCE, Campus Ubajara. Atualmente, é membro do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do IFCE, campus Ubajara.
Johnny Rocha Crisóstomo
Professor de Sistemas de Computação no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Boa Viagem. Especialista em Engenharia da Computação pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduado em Redes de Computadores pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Vice-coordenador do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE/Boa Viagem).
José Ricardo Mota
Técnico em Assuntos Educacionais IFCE campus Iguatu. Graduado em Letras Português/Inglês (2011) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/FCLI). Especialização em Educação Inclusiva (2012) pela Faculdades Montenegro; Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (2022) pelo PROFEPT/IFPB; Coordenador do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE/Iguatu) desde 2021; Consultor colaborador do Laboratório de Estudos da Tradução e Audiovisual (LETRAA),FECLI/UECE e Consultor em AD e revisor Braille da CIADI (Central de Audiodescrição e Interpretação de Iguatu).
Kácio de Lima Evangelista
Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2017) e é especialista em A Moderna Educação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS (2020). Desde 2017 é professor de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Ubajara e desde 2022 coordena o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas – Napne da instituição.
Leonardo Ribeiro de Barros
Professor de Libras do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (IFCE) e Professor Formador da Licenciatura em Pedagogia (UECE). Mestre em Educação Bilíngue, pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (UFMS); Especialista em Educação Inclusiva com Ênfase em Libras (UFMS); Especialista em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à EJA (IFRN); Especialista em Libras pela (FAVED); Especialista em Educação Especial (UCAM); e Especialista em Orientação Educacional (UNIFCV); Licenciado em Letras: Português/Literatura (UFF); Licenciado em Pedagogia (UNIDOMBOSCO); Licenciado em Letras: Inglês (UNESA); e Licenciado em Libras (ETEP). Possui certificados de proficiência em Libras (PROLIBRAS/UFSC) e de Inglês (CAE Cambridge Assessment English) e TOEFL. Possui certificados internacionais como professor de inglês, a saber, o TESOL (ILAC, Canadá) e CELTA (Cambridge Assessment English). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Exames e Pesquisas sobre a Libras (NEPLIBRAS/INES) e ao Grupo de Estudos sobre Educação para as Diferenças e Estudos Surdos na Perspectiva Interdisciplinar (GEDESPI/UFC). Coordenador do Projeto de Extensão Ceramió, Coordenador do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e Vice-Coordenador do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS), todos do IFCE Campus de Boa Viagem.
Leygis Karoline Sampaio
Graduada em Pedagogia (UNOPAR), Filosofia (UFPI) e Acadêmica de Letras-Libras (UFPI ). Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE (FAVENI), Psicopedagogia clínica e institucional (FACAPI), Libras e Educação Especial (ICSH ), Docência nos Ensinos, Médio, Técnico e Superior (FABEMP) e Currículo e Práticas Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI ).
Lucas Fonseca Bezerra
Bacharel em Química. Mestre e Doutor em Química Inorgânica. Professor do IFCE Campus Ubajara desde 2022 e membro do Napne, onde tem atuado como coordenador de projetos de extensão na área de Educação Inclusiva.
Maria Elizangela dos Santos Augusto
Possui formação em Pedagogia pela Umesp (2016), especialização em Libras pela Faculdade de Educação São Luís (2017) e pós graduada em Tradução, interpretação e docência em Libras pela Faculdade Via Sapiens (2022). Atualmente é tradutora intérprete de Libras e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas(Napne) no IFCE. Pós graduanda em psicopedagogia pela Uniasselvi e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI/IFCE).
Melina Yara Del Mar Cantillo Castrillon
Professora Temporária de Química no CEJA Professor Gilmar Maia de Sousa. Doutora em Engenharia Química, Mestre em Química, e Especialista em Educação Inclusiva, Neuropedagogia e Psicopedagogia. É formada em Engenharia Química e Licenciatura em Química, com 7 anos de experiência em docência na área de Química e 2 anos dedicados à Educação Inclusiva. Foi membro do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do IFCE, campus Ubajara.
Mirian Silva Freitas
Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pelo IFCE (2024), Pós Graduanda em Fisiologia do Exercício pela Unifaveni. Integrante do grupo de estudos e pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). Integrante do grupo de pesquisa em Educação física, saúde e Inclusão (GPEFSI/IFCE). Integrante do Núcleo de acessibilidade a pessoas com necessidades específicas (Napne IFCE Canindé). Ex bolsista de Iniciação científica, iniciação tecnológica, monitoria, e residência pedagógica.
Náldia Paula Costa dos Santos
Doutora em Educação PPGED – UFPI. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí – PPGED – UFPI (2015). Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (1998). Integrante do Grupo de estudo e pesquisas sobre o ensino e formação de professores de Ciências – GRUPEC, e do grupo de pesquisa: Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ciências Naturais, Matemática e Música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/ Campus Ubajara, atuando na linha de pesquisa: Educação Matemática na Formação Inicial e Continuada de Professores. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Metodologias do Ensino da Matemática, Estágios Supervisionados; Pesquisa em Educação. Profª efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/ Campus Ubajara, atuando na área de Educação Matemática.
Natália Regina Oliveira Lima da Silva
Licenciatura em pedagogia (Uninassau). Especialista em educação especial e inclusiva e libras Formação técnica em tradução e interpretação pelo (IEEL). Formação técnica intérprete educacional pela ( UNINTESE). Tradutora e intérprete de língua de sinais pelo IFPI instituto Federal de Piripiri – Piauí. Professora e intérprete de libras (CAS) centro de capacitação de profissionais da educação e de atendimento às pessoas com surdez. Formação técnica professor de libras(INILIBRAS). Acadêmica em Letras Libras UFPI – PARPOR.
Nathalia Almeida Alves
Professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Boa Viagem. Mestra em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras na Universidade Estadual do Ceará (Profletras – UECE). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Sete de Setembro (FA7 – atual UNI7). Graduada em Letras – Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Raquece Mota Honório Cruz
Mestra em Linguística Aplicada (2021).Especialista em Libras (2024).Especialita em Educação Inclusiva (2013).Graduada em Letras Português/Inglês (2009). Professora de Libras do IFCE campus Acopiara. Coordenadora do Centro de Libras e do curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras.
Resilândia Leitão Lima de Araujo
Graduada em Pedagogia pela Flated (2016),Especialista em Libras pela UVA (2019).Cursando Letras Libras IFCE campus Acopiara.Trabalho de interprete de Libras no IFCE Acopiara Professora bilíngue na prefeitura de Acopiara.
Rodrigo Alves Silva
Graduado em Letras Português (UFPI). Mestre e Doutor em Letras – Estudos de Linguagem (UFPI). Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Linguística no IFCE campus Acopiara.
Talita Dantas Pinto
Professora de Língua Espanhola no Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Boa Viagem. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLin – UFC). Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com MobilidadeAcadêmica Internacional na Universidad de Granada (UGR), Espanha (2018-2019). Membro do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas (SOCIOLIN-CE).
Thaidys da Conceição Lima do Monte
Doutora em Educação pelo PPGE/UECE. Mestre em Educação pelo PPGE / UECE com área de concentração em formação de professores(2016) . Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2000). Especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes pela USP ( 2004), especialista no ensino de Educação Física pela FFB ( 2008) e Especialista em Atendimento Educacional Especializado ( 2012 ) na modalidade de educação especial. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Canindé. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI/IFCE).Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPFE/UECE) . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em formação para a pesquisa, Formação de professores, Saúde e InclusãoSociolinguísticas (SOCIOLIN-CE).
Tiago Pereira Leite
Graduado em Licenciatura Letras/Português pela UFC (2022). Cursando a especialização em Tecnologias Educacionais pelo IFCE de Maranguape. Aluno do Projeto de Extensão Ensino de Metodologias para o Ensino Médio e Preparação para o Enem na Educação de Surdos (UFPel).
Valéria Cristina Nogueira
Professora EBTT do IFCE, Campus Ubajara. Doutora em Biotecnologia em Saúde, Mestre em Nutrição e Saúde, e Especialista em Docência no Ensino Superior e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Também possui especialização em Nutrição Clínica. Atualmente, é membro do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do IFCE, campus Ubajara.
Vanessa Guedes Ribeiro
Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University, pós graduada em Libras, Atendimento Educacional Especializado e Inclusivo, Docência do Ensino Superior, Formação para Tradutores e Interpretes de Libras, graduada em Pedagogia pela Unific e Letras Libras pela UFPB. Intérprete de Libras no IFCE campus Acopiara, servidora Pública da Prefeitura Municipal de Iguatu, membra do NAPNE do campus Acopiara e do grupo de estudos GEDESPI.
Vitória Nogueira Freitas
Licenciada em Ciências Biológias – IFCE campus Acopiara, Técnica em Tradução e Interpretação em Libras – IFCE campus Acopiara, Intérprete de Libras do IFCE campus Acopiara e Intérprete de Libras da Urca.
Wanderléia Costa Silva
Graduada em Licenciatura em Pedagogia (ISEPRO) Pós em Docência do Ensino Superior (ISEPRO) Pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional (ISEPRO) Pós em Educação Especial com Habilitação em libras (FAEPI).