Reflexões sobre Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias na Educação
Organizado por:
Profa. Dra. Ingridi Vargas Bortolaso
Prof.° Dr. Mozart Lemos de Siqueira
Me. Idio Fridolino Altmann
ISBN
978-65-5379-669-0
DOI:
10.47573/aya.5379.2.402
N° páginas:
121
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
30-12-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O livro “Reflexões sobre Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias na Educação” explora como as práticas educacionais podem ser transformadas por meio da inovação, empreendedorismo e tecnologias emergentes. Com contribuições de especialistas, aborda temas como inteligência artificial, educação a distância, impacto das tecnologias no papel docente, música e IA, e metodologias inovadoras de ensino superior. A obra oferece insights valiosos para educadores, gestores e pesquisadores interessados em preparar estudantes para os desafios do século XXI, destacando soluções para uma educação mais personalizada, interativa e inclusiva.
Ingridi Vargas Bortolaso
Pós-Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS e Pós-Doutora em Responsabilidade Social universitária pela PUC/V – Chile. Doutora em Administração pela Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Especialista em Gerência de Produção pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e Graduada em Ciências Contábeis pelo Universidade Franciscana – UFN. Atualmente é professora na Universidade La Salle atuando como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais e também no Programa de Pós-Graduação em Educação. A pesquisadora é Líder do Grupos de Pesquisa: Catalisa – Grupo de Pesquisa em Cultura de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia na Educação e Memória Social UNILASALLE/CNPq. Seus interesses de pesquisa são: inovação, tecnologias digitais, inteligência artificial, memória organizacional, gestão educacional e responsabilidade social universitária.
Mozart Lemos de Siqueira
Doutor em Ciência da Computação desde 2009 e mestre desde 2002 ambos pelo PPGC da UFRGS. Graduado como Bacharel em Informática em 1998 pela Universidade Luterana do Brasil, de Canoas. Iniciou sua carreira como professor no ensino superior em 2002, na Universidade La Salle de Canoas (Unilasalle), no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Tem interesse em temas como Processamento Paralelo, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Internet das Coisas, Indústria 4.0 , Desenvolvimento de Sistemas e Inteligência Artificial. Atualmente atua como professor em disciplinas das áreas de interesse e é coordenador do Curso de Ciência da Computação presencial e dos cursos na área de TI na modalidade EaD na Unilasalle.
Idio Fridolino Altmann
Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade La Salle – Canoas/RS, Brasil; Bolsista CAPES/PROSUC; Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos e do Catalisa – Grupo de Pesquisa em Cultura de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia na Educação e Memória Social, ambos da mesma Universidade. La Salle; Extensão da Especialização em Equipo de Alto Rendimiento (La Salle lnternational Graduate School of Business de Madri/Espanha, set/2018); Especialista em Gerenciamento de Projetos (Universidade La Salle, set/2017); Extensão da Especialização em Inteligência Emocional (La Salle lnternational Graduate School of Business de Madri/Espanha, out/2017); Tecnólogo em Processos Gerenciais (Centro Universitário La Salle, mar/2016)