Reflexões docentes sobre o saber-fazer na educação básica
Organizado por:
Prof.ª Dr.ª Meire Celedonio da Silva
Prof.ª Esp. Débora Karina de Araújo Santana
Prof.ª Dr.ªAna Raquel de Oliveira Mano
ISBN
978-65-5379-641-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.387
N° páginas:
195
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
23-12-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Sob a inspiração de Carlos Rodrigues Brandão e do esperançar freiriano,
Esta obra anuncia uma educação comprometida com a transformação social.
Seu enfoque teórico-metodológico e político propõe a conscientização dos oprimidos,
Articulando práticas de ensino-aprendizagem críticas e libertadoras.
Em doze capítulos, escritos por várias mãos, reúnem-se pesquisas densas e plurais,
Oriundas da Especialização de Metodologias de Ensino do IFCE – Campus Limoeiro do Norte.
São reflexões sobre formação continuada, prática pedagógica e currículo,
Incluindo a literatura afro-brasileira, o letramento racial e as tecnologias digitais.
A Pedagogia Freiriana emerge atual, fortalecendo a docência humana e dialógica,
Ao passo que a Geografia, a Psicomotricidade e a Educação Física dialogam com políticas educacionais.
Os estudos apontam o “espaço escolar” como lócus privilegiado de partilhas,
Onde a leitura literária, até mesmo em presídios, consolida a coerência e a ressocialização.
Nesse saber-fazer tecido pela partilha, emergem vozes que primam pela democratização do conhecimento,
Identificando os oprimidos em diversos contextos e investindo na práxis libertadora.
Assim, o Instituto Federal do Ceará reforça seu papel no Vale do Jaguaribe e além,
Oferecendo ao leitor(a) uma imersão reflexiva e compromissada com a transformação da realidade.
Meire Celedonio da Silva
Doutora, com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa com Bolsa da CAPES, e mestre (2015) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Foi tutora presencial na Universidade Aberta do Brasil/UFC. Foi professora de Português Língua Adicional na Universidade Federal do Ceará e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. É integrante do Grupo de Pesquisa GEPLA da UFC. Atua no programa de Português Língua Adicional do IFCE. É vice coordenadora do grupo de pesquisa LinForm ligado ao IFRN. Atua, principalmente, nos seguintes temas: produção de texto; elementos linguísticos discursivo; material didático; letramento acadêmico, ensino-aprendizagem de LM e LE.
Débora Karina de Araújo Santana
Graduada em Letras, com habilitação em Língua Espanhola e suas Respectivas Literaturas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007). Possui Especialização em Ensino da Língua Espanhola e Literaturas Hispano-Americanas pela Universidade Estadual da Paraíba (2010). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT (IFRN). É Professora de Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Limoeiro do Norte.
Ana Raquel de Oliveira Mano
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é prestador de serviço da Faculdade de Selvíria. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: caatinga, etnobotanica, plantas medicinais, fitoterapia e germinação.