Educação Socioemocional: Analisando Pontos de Vista Paradigmático da Base Nacional Comum Curricular e seus Impactos no Contexto Escolar
Autor:
Prof.° Me. Antonio Eudes Mota
ISBN
978-65-5379-653-9
DOI:
10.47573/aya.5379.1.328
N° páginas:
95
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
13-12-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Esta pesquisa aborda o tema Educação Socioemocional, analisando os pontos de vista paradigmáticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus impactos no contexto escolar, tendo como objeto de estudo o respectivo documento. Gradativamente, o discurso sobre a dimensão correlacional dos cidadãos tem adentrado os pontos de vista educacionais, destacando a escola como um espaço privilegiado para que os discentes aprendam a conviver.
Nesta perspectiva, em 2017, foi publicada, em território nacional brasileiro, a BNCC, que analisa os direitos de aprendizagem e as competências indispensáveis aos discentes na atualidade. Levando em conta a relevância deste documento e a importância de uma educação socioemocional, esta pesquisa objetivou analisar as competências gerais da BNCC, seus pontos de vista paradigmáticos e seus impactos no contexto escolar, a fim de identificar a existência de um trabalho socioemocional.
Construída em uma proposta metodológica qualitativa, do tipo análise bibliográfica e documental, a pesquisa estabeleceu as dez competências gerais da BNCC e, por meio de uma análise de conteúdo, examinou os significados subentendidos. Os resultados indicam uma ampla valorização das competências socioemocionais, com destaque para a dimensão do engajamento com os demais. Isso demonstra um reconhecimento da escola como um espaço privilegiado para a convivência e, consequentemente, para a aprendizagem no contexto de uma educação integral.
Boa leitura!
Antonio Eudes Mota
Possui Mestrado em Ciências da Educação. Doutorando em Ciências da Educação. Graduado em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (2024). Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade Kurios (2015). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura. Pós-graduação em Alfabetização e Letramento. Especialista em Neuropsicologia.