O Aprendizado da Criança Autista Através do Lúdico na Sala do AEE na Escola Estadual Prof. Raimundo da Silva Melo Nhamundá-AM/Brasil-2022
Autora:
Eliana Duque de Souza Machado
ISBN
978-65-5379-650-8
DOI:
10.47573/aya.5379.1.325
N° páginas:
113
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
12-12-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A Educação Especial tem consolidado uma trajetória marcada por lutas e conquistas, buscando integrar e superar barreiras que ainda dificultam o processo de aprendizagem dos alunos no ambiente educacional. Nesse contexto, destacamos o tema: “O Aprendizado da Criança Autista através do Lúdico na Sala do AEE na Escola Estadual Profº Raimundo da Silva Melo, Nhamundá-Amazonas/Brasil-2022”.
O objetivo principal deste estudo é compreender e analisar como o lúdico pode intervir diante das dificuldades enfrentadas pelas crianças autistas na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), considerando os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais. Além disso, buscamos conhecer as particularidades desse público no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
A pesquisa foi realizada na Escola Estadual mencionada, com alunos autistas dos turnos matutino e vespertino. A metodologia adotada foi de abordagem descritiva, seguida de análise qualitativa. Foram aplicados questionários aos professores da sala regular e da sala de AEE, bem como aos pedagogos, e realizada a observação de quatro alunos com Transtorno do Espectro Autista durante o período da pesquisa.
Para fundamentar a pesquisa, utilizamos como base artigos, teses, livros e monografias, que contribuíram para o levantamento bibliográfico e para a elaboração do Referencial Teórico. Esses materiais abordam a história da Educação Especial, suas lutas e avanços organizacionais em prol da efetivação de direitos, além de trazerem fundamentos essenciais para garantir o pleno desenvolvimento das crianças autistas.
Os resultados obtidos indicam que, de fato, o lúdico pode intervir positivamente no aprendizado das crianças autistas. Ademais, constatou-se que o lúdico se apresenta como um instrumento indispensável para o trabalho do educador, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento integral desses alunos.
Boa leitura!
Eliana Duque de Souza Machado
Curso Técnico de Nível Médio em Serviços Públicos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), concluído em 2013. Sou graduada em Normal Superior: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (ano: 2008) e em História pela Universidade do Estado do Amazonas (ano: 2015). Possuo pós-graduação em Psicopedagogia Institucional com Ênfase em Educação Especial pela Faculdade Tapajós (FAT), concluída em 2012, e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), concluída em 2014. Sou Mestre em Ciência da Educação pela Universidade de La Integración de Las Américas (UNIDA), no Paraguai. Atualmente, atuo como presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de Nhamundá (SINPEMN) e, pelo Estado, como professora da Sala de Recursos do Atendimento Educacional Especializado. Tenho experiência na área de Educação Infantil, séries iniciais e Educação Especial. Artigo publicado pela revista FIPD com o tema: Ancestralidade e Convivência, Mudanças e Permanências: A Cultura Indígena diante da Era Digital na Aldeia Kassawa – Alto Nhamundá (2015).