Educação Brasileira em Foco: Obstáculos e Novos Caminhos
Organizado por:
Prof.° Dr. Bruno Inácio da Silva Pires
Prof.° Me. Marcus Vinicius Neves Araujo
ISBN
978-65-5379-663-8
DOI:
10.47573/aya.5379.2.395
N° páginas:
105
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
27-12-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O livro “Educação Brasileira em Foco: Obstáculos e Novos Caminhos” apresenta reflexões críticas sobre os desafios enfrentados pela educação no Brasil e propõe direções inovadoras para o fortalecimento de práticas educacionais. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, aborda temas como a valorização docente, metodologias de ensino inclusivas e inovadoras, e o impacto das conexões internacionais no campo educacional. É uma leitura essencial para educadores, gestores e pesquisadores que buscam compreender e transformar a educação em um contexto contemporâneo e diversificado.
Bruno Inácio da Silva Pires
Possuir doutorado e mestrado em Educação pela (UFTM). Possui graduação em Ciências Biológicas (UNIUBE), licenciatura em Pedagogia (UFU) e licenciatura em matemática e geografia (FABRAS/SP). É especialista em Ciências Biológicas, Especialista em Mídias na Educação, Especialista no Ensino de Valores Humanos e especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado. Possui aperfeiçoamento em Educação e Saúde na Escola e Educação (UFMG), aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos (UFMG) e Aperfeiçoamento em Leitura e Letramento (UNIBRASÍLIA). Atuou como Professor Supervisor do PIBID Já foi docente em escolas da rede privada. Atuou como gestor escolar em escolas públicas. Atuou como Diretor de Ensino do Município de Uberaba. Foi membro do Fórum Municipal Permanente de Formação Continuada. Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (UFTM). Docente efetivo (SRE/Uberaba, de 2008 a 2022), pedagogo efetivo (Uberaba, desde 2012), professor universitário (UNIBRASÍLIA, desde 2017 e faculdades do Ecossistema). Professor de Educação Infantil efetivo (Uberaba, desde 2024). Atuou também como docente do ensino superior em diversas instituições. Já atuou como coordenador de curso SUPERIOR.
Marcus Vinicius Neves Araujo
Doutorando em Educação, Mestre em Educação e graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil – Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO) e do Grupo de Pesquisa e Estudos Sobre Formação de Professores (GPEFORM), coordenou a política pública de formação continuada de professores da rede municipal de Uberaba de 2021 a 2023. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Formação de Professores, Inter e Transdisciplinaridade, Fenomenologia e Corporeidade.