A sistematização e as Demonstrações da Teoria dos Números nas Civilizações Antigas: uma análise comparativa das contribuições Egípcias, Babilônicas e Helênicas
Autores:
Kevin Cristian Paulino Freires
Bruno de Sena Pinheiro
Jacinto da Silva Gomes Matos
Antonio Janilson Costa Rodrigues
ISBN
978-65-5379-598-3
DOI:
10.47573/aya.5379.1.308
N° páginas:
87
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
19-09-2024
Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Licença:
A teoria dos números, uma das bases da matemática, tem raízes profundas nas práticas das civilizações antigas, como Egito, Babilônia e Grécia. Este post explora as contribuições dessas culturas para a sistematização e demonstrações matemáticas que moldaram o pensamento lógico ao longo dos séculos. Com foco nas abordagens únicas de cada civilização, a análise revela como esses conhecimentos influenciam até hoje o ensino e a prática da matemática. Para acadêmicos e entusiastas, este estudo oferece uma visão comparativa das tradições matemáticas antigas e suas conexões com a matemática contemporânea.
Kevin Cristian Paulino Freires
Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. Professor-Formador da Prefeitura Municipal de Caucaia. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa GEPEMAC e GEHEPB.
Bruno de Sena Pinheiro
Doutorando em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Universitário na faculdade CDL. Professor na rede Municipal de Fortaleza-CE. Tutor dos cursos semipresenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Jacinto da Silva Gomes Matos
Mestre pelo PROFMAT – Universidade Estadual do Ceará (2020). Professor da rede estadual do Ceará, experiência como Tutor do curso de Matemática-EAD da Universidade Estadual do Ceará e atualmente atual como técnico – 7ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação. Membro no Grupo de Estudos e Pesquisa GEPEMAC.
Antonio Janilson Costa Rodrigues
Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor efetivo da rede estadual do Ceará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa G-TERCOA.