Influência do comportamento estudantil na aprendizagem do ensino médio da Escola Estadual Professora Enery Barbosa dos Santos no município de Nhamundá-AM
Autora:
Prof.ª Dr.ª Glaucineide Galvão Ribeiro
ISBN
978-65-5379-552-5
DOI:
10.47573/aya.5379.1.285
N° páginas:
114
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
09-07-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola estadual no Município de Nhamundá, cujo principal objetivo foi identificar os fatores que influenciam na aprendizagem dos alunos na educação do ensino médio integral, tomando por base o resultado de um diagnóstico onde apontou com maior intensidade a aprendizagem ,família e escola.. A proposta de um ensino médio integral está relacionada à discussão por uma escola que oportunize ampliação de possibilidades de conhecimento de mundo aos alunos. Este tipo de escola está estruturada por três pilares: tempo, espaço e conteúdo. Neste trabalho, discutiremos essencialmente o percurso histórico da implementação deste tipo de escola, bem como as implicações estruturais que estão relacionadas à uma jornada integral de ensino. A relação entre tempo e espaço é a temática escolhida ao longo do trabalho a fim de discutir as possibilidades de estruturação dessas escolas, que convergem para uma reestruturação de políticas públicas em nosso país. E foi constado que os desafios enfrentados vãos desde do convívio familiar como também a busca por metodologias eficazes e significativas por parte dos professores. Assim como foram apresentadas razões para os fatores que influenciam diretamente na aprendizagem dos alunos. Em relação à problemática investigada nomeou-se como uma pesquisa tanto os aspectos qualitativos quanto quantitativos, por considerar que existe uma relação dinâmica entre o cotidiano e o sujeito. Outra característica que levou a optar por esse tipo de pesquisa é que as respostas são fonte direta para coleta de dados. Os resultados foram analisados, discutidos e apresentados neste trabalho. Ressalta-se que os materiais publicados em revistas, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na internet serviram para embasar o resultado da pesquisa.
Boa leitura!
Glaucineide Galvão Ribeiro
Doutorado em Ciências da Educação- Universidad del Sol – UNADES – Republica del Paraguay (2022). Mestrado em Ciências da Educação- Universidad Privada Del Este- UPE- República del Paraguay (2019). Especialização em Língua Portuguesa (Faculdade Curiós – FAK) aprovado pelo conselho de ensino, pesquisa e extensão – CEPEX (2013). Graduação em Licenciatura Plena em Letras – (Universidade Estadual do Amazonas – UEA) (2010).