Análise técnica e orçamentária entre sistemas construtivos: EPS, Light Steel Frame e Concreto Armado
Autores:
Me. Wanderson de Andrade Simplício
Prof.ª Dr.ª Nathaly Sarasty Narváez
ISBN
978-65-5379-546-4
DOI:
10.47573/aya.5379.1.280
N° páginas:
221
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
28-06-2024
Área do Conhecimento
Engenharias
Licença:
O estudo, enquadrado na linha de pesquisa “Cidade, Infraestrutura Urbana, Tecnologia e Projeto”, tem como objetivo principal contribuir para projetos de habitações sociais por meio da análise de métodos construtivos e seus custos. Focado no município de Querência, no estado do Mato Grosso, a pesquisa compara três modelos construtivos: Painel Monolítico EPS, Light Steel Framing (LSF) e Estrutura Convencional de Concreto Armado, visando fornecer uma base sólida para a escolha do método mais eficaz e economicamente vantajoso. As hipóteses sugerem que o Painel Monolítico em EPS pode apresentar vantagens técnicas e de custo. Destaca-se a urgência de inovação na construção civil, especialmente para habitação social, devido à falta de informações específicas. A pesquisa visa explorar tecnologias inovadoras para identificar soluções eficientes e economicamente vantajosas, considerando as tecnologias construtivas disponíveis para o município de Querência. Seus objetivos incluem detalhar os sistemas construtivos, avaliar vantagens e desvantagens técnicas, e realizar análises econômicas. Utilizando uma abordagem de estudo de caso, a metodologia envolve revisão bibliográfica e análise de dados técnicos e econômicos. Os resultados destacam desafios como a falta de empresas qualificadas e logística em regiões remotas. Contrariando a hipótese inicial, o sistema LSF emerge como a opção mais econômica por metro quadrado, com eficiência construtiva, menor prazo de execução, leveza estrutural, eficiência térmica, isolamento acústico e redução de resíduos. A conclusão enfatiza a importância de uma análise abrangente e fundamentada na escolha do método construtivo, considerando variáveis específicas de cada projeto e as peculiaridades regionais que podem impactar custos e implementação.
Wanderson de Andrade Simplício
Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Brasília – CEUB, graduação em Engenharia Civil pela Faculdade Objetivo e graduação em Tecnologia em Planejamento e Construção de Edifícios pela Escola Técnica Federal de Goiás. Possui pós-graduação em Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações pelo IPOG e em Administração Pública e Gerência de Cidades pela UNINTER. Atualmente, tem 19 anos de experiência atuando em obras de edificações verticais, horizontais e de infraestrutura, realizando acompanhamento de obras, elaboração de orçamentos, planejamento e projetos..
Nathaly Sarasty Narváez
Formada em Engenharia Civil pela Universidade de Nariño, Colômbia (2009), possui Mestrado em Engenharia Civil na área de Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012), onde realizou uma análise de confiabilidade de vigas de concreto armado com reforço de compósitos de fibras de carbono. Desenvolveu seu Doutorado em Estruturas e Construção Civil na Universidade de Brasília (2022), com foco na linha de pesquisa de Análise de Confiabilidade e Otimização Estrutural. Possui experiência em projetos residenciais e comerciais de Estruturas de Concreto e Aço, bem como em Reforço Estrutural. Como docente, tem atuado no Centro Universitário de Brasília, CEUB, desde 2013 nos departamentos de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Elétrica e Computação, além de integrar recentemente o corpo docente do Mestrado em Arquitetura na disciplina de Sistemas construtivos, materiais e tecnologias. Também atua como docente e palestrante no MBA em Projeto, Desempenho e Construção de Estruturas e Fundações do Instituto de Pós-graduação de Goiânia (IPOG) desde 2015. Faz parte do grupo de pesquisa Palimpsesto Crítico do CEUB e é pesquisadora colaboradora externa da FAU da UnB..