Anos Iniciais do Ensino Fundamental: teorias, reflexões e práticas -Vol. 2
Organizado por:
Prof.ª Ma. Denise Pereira
ISBN
978-65-5379-637-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.381
N° páginas:
128
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-11-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
O livro “Anos Iniciais do Ensino Fundamental: teorias, reflexões e práticas – Vol. 2” reúne estudos que discutem práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos escolares, abordando temas como artes, letramento, matemática, cidadania e relações interpessoais.
Os capítulos exploram o papel de atividades culturais e lúdicas, como o ensino de artes e as cantigas de roda, no engajamento das crianças e no desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, destacando o potencial educativo dessas práticas.
A conexão entre teoria e prática na formação docente é abordada por meio de reflexões sobre o impacto das normativas e práticas educativas no cotidiano escolar, ampliando a compreensão sobre a formação inicial de professores.
Jogos matemáticos e atividades que estimulam o raciocínio lógico aparecem como estratégias para construir competências matemáticas desde a educação infantil, reforçando o papel de metodologias ativas no aprendizado.
A relação entre família e escola é apresentada como um elemento importante para fortalecer o desenvolvimento das crianças, complementada por exemplos de projetos que integram leitura, consciência ambiental e cidadania.
A prática social do letramento e a afetividade no ensino são discutidas como pilares para a mediação pedagógica, reforçando a importância de professores que promovam vínculos positivos no processo de aprendizagem.
Combinando pesquisa e prática, este livro traz reflexões valiosas para compreender e aprimorar as práticas educativas nos anos iniciais, contribuindo para o avanço do campo da Educação.
Boa Leitura!
Denise Pereira
Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), Especialista em História, Arte e Cultura, (UEPG), Especialista em Tecnologias Educacionais, Gestão da Comunicação e do Conhecimento (CENSUPEG); Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão e Tutoria EAD (FABRAS); Especialista em Gestão Educacional (IBRA), Graduada em História (UEPG) e Graduada em Pedagogia (IBRA). Atualmente Professora/Tutora Ensino a Distância da UEPG, Professora Orientadora de TCC da UFRN, Coordenadora Geral Acadêmica da FASU.