Práticas Multiprofissionais na Gestão da Saúde Pública
Organizado por:
Prof.° Esp. Daniel Fernando Ribeiro
Prof.° Dr. Adriano Mesquita Soares
ISBN
978-65-5379-618-8
DOI:
10.47573/aya.5379.2.370
N° páginas:
83
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-10-2024
Área do Conhecimento
Ciências da Saúde
Licença:
O livro Práticas Multiprofissionais na Gestão da Saúde Pública reúne estudos que abordam diversos desafios da saúde pública e como diferentes áreas do conhecimento podem contribuir para enfrentá-los.
Os impactos das doenças de veiculação hídrica e os riscos ambientais na bacia hidrográfica do Bacanga, em São Luís – MA, são analisados, evidenciando a importância de uma abordagem integrada para políticas públicas de saúde. A atuação do psicólogo nas equipes multiprofissionais destaca a relevância da saúde mental na gestão pública.
Temas como saúde óssea em idosos e a prevenção da osteoporose, assim como os efeitos da suplementação de isoflavonas durante a menopausa, trazem discussões sobre práticas preventivas na saúde feminina. A relação entre disbiose intestinal e candidíase vaginal recorrente aponta para a necessidade de uma compreensão mais ampla das interações corporais.
O livro também destaca a importância da prevenção e da gestão de riscos ambientais na saúde pública. Estudos sobre as internações hospitalares decorrentes de doenças de veiculação hídrica na bacia do Bacanga, em São Luís – MA, ilustram como fatores ambientais podem impactar diretamente a saúde da população. Essas análises reforçam a necessidade de políticas preventivas que integrem saúde e meio ambiente, evidenciando a relevância de um olhar mais amplo na gestão pública.
Por outro lado, temas como a inclusão social por meio do esporte adaptado e o manejo biológico de pragas refletem a diversidade de abordagens necessárias para uma gestão eficaz. O esporte, com iniciativas como o Festival Paralímpico, surge como uma ferramenta importante de desenvolvimento humano, enquanto o uso de métodos biológicos no controle de pragas mostra a conexão entre saúde e sustentabilidade. Esses exemplos reforçam a importância de práticas multiprofissionais e interdisciplinares no enfrentamento dos desafios da saúde pública.
Boa Leitura!
Daniel Fernando Ribeiro
Enfermeiro formado pela faculdade de Pato Branco – (FADEP). Pós-graduação Urgência, Emergência e Atendimento Pré – hospitalar – UNIAMERICA. Pós-graduação Enfermagem em Urgências e Emergências em Pediatria e Neonatologia – Univitória. Pós-graduação Enfermagem em UTI – Univitória. Curso de Extensão NHCPS PALS – Postgraduate Institute for Medicine, Englewood. Curso de Extensão Pré Hospitalar Trauma Life Support (Phtls). Curso de Extensão Suporte Avançado De Vida Em Cardiologia – Univitória e AHA. Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental – MS e SAMU DF. Curso de Extensão – APH de combate – Marc1 para equipes de socorristas, Polícia Civil do Paraná. Curso de Extensão Transporte Aeromédico – IESSP. Instrutor do Núcleo de Educação Itinerante NEI – SAMU 192. Instrutor Stop The Bleed. Instrutor Instituto INTAPH.
Adriano Mesquita Soares
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR/PG, linha pesquisa em Gestão do Conhecimento e Inovação e Grupo de pesquisa em Gestão da Transferência de Tecnologia (GTT). Possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais onde se graduou em Administração de Empresas (2008). É professor no ensino superior, ministrando aulas no curso de Administração da Faculdade Sagrada Família – FASF. É editor chefe na AYA Editora.