Docência no Brasil: caminhos e desafios – Vol. 3
Organizado por:
Prof.° Me. Ednan Galvão Santos
Prof.ª Ma. Karine Chaves Pereira Galvão
ISBN
978-65-5379-594-5
DOI:
10.47573/aya.5379.2.359
N° páginas:
58
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
27-09-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
Este livro explora diferentes aspectos da formação e prática docente no Brasil. Inicia com um estudo sobre a formação de professores de matemática na Escola Normal de Natal entre 1908 e 1930, analisando as práticas pedagógicas da época. Em seguida, discute metodologias e estratégias de ensino no ensino superior, destacando como abordagens diversas podem aprimorar o processo educacional.
O livro apresenta um jogo didático para o ensino de química orgânica, ilustrando como ferramentas lúdicas facilitam a aprendizagem de conteúdos complexos. Aborda também o uso de rótulos de produtos alimentícios e aditivos alimentares como recursos no ensino de química, integrando elementos do cotidiano à sala de aula.
Finaliza com uma reflexão sobre o aprendizado como instrumento de transformação e os desafios para uma educação progressista no contexto brasileiro. Esta obra reúne contribuições que conectam história, metodologia e inovação pedagógica, oferecendo um panorama sobre os caminhos e desafios da docência no país.
Bons estudos!
Ednan Galvão Santos
Advogado e Professor universitário. Graduado em Direito. Licenciado em Filosofia. Investigador do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Filosofia pela Universidade do Porto (Portugal). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional – IBDC.
Karine Chaves Pereira Galvão
Graduada em Enfermagem/Universidade Presidente Antônio Carlos/Campus Ubá, MG (2009). Mestre em Enfermagem, Linha de Pesquisa: Saúde Coletiva/Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Formação em Tutoria Pedagógica de Educação a Distância/UFMG (2016). Enfermeira da Universidade Federal de Viçosa (UFV), preceptora e supervisora de estágio do curso de Enfermagem da UFV, entre 2010 e 2022, vínculo efetivo. Professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vínculo temporário (atual).