
Ensino e Aprendizagem: novas práticas, novos saberes – Vol. 4
Organizado por:
Prof.° Dr. Adilson Tadeu Basquerote
Prof.° Dr. Eduardo Pimentel Menezes
ISBN
978-65-5379-695-9
DOI:
10.47573/aya.5379.2.417
N° páginas:
156
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
31-01-2025
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
A obra “Ensino e Aprendizagem: Novas Práticas, Novos Saberes – Vol. 4” apresenta um conjunto de pesquisas e reflexões sobre metodologias inovadoras na educação, abordando desde o uso de tecnologias educacionais até práticas pedagógicas interativas. Organizado por Adilson Tadeu Basquerote e Eduardo Pimentel Menezes, o livro explora temas como realidade aumentada no ensino de Química, ensino híbrido da Matemática, ludicidade na aprendizagem, jogos na alfabetização, cultura maker, ensino étnico-racial e educação ambiental. Voltado para pesquisadores, professores e estudantes da área educacional, a obra oferece uma visão abrangente sobre desafios e soluções para a modernização do ensino, contribuindo para o avanço das práticas pedagógicas no cenário contemporâneo.
Adilson Tadeu Basquerote
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de Doutoramento Sanduíche no Instituto de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/UL). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Práticas pedagógicas interdisciplinares: Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Médio (UNIFACVEST). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e em Estudos Sociais – Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Compõe o corpo editorial, científico e de pareceristas de editoras e revistas científicas na área de Ensino e de Educação Geográfica. Possui experiência na Educação Geográfica e Ambiental, dedicando-se em especial ao uso das TIDCs no Ensino e na aprendizagem, Ensino e Aprendizagem, Recursos didáticos. Paralelamente, pesquisa os seguintes temas: Agroecologia, Agricultura Familiar, Gênero em contextos rurais, Associações agrícolas familiares e Segurança alimentar. http://orcid.org/0000-0002-6328-1714
Eduardo Pimentel Menezes
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Planejamento e Técnicas de Ensino pela UNIGRANRIO, Mestre em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira, Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Pós doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense, Consultor Institucional do MEC, Consultor ad hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), Parecerista da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD), Integrante do Conselho Editorial Permanente e do Conselho Científico Permanente da Editora CRV, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Professor Adjunto do curso de Geografia da Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). https://orcid.org/0000-0002-9445-7698
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20
Ler On-line
