Globalização Digital e a Crise do Estado Moderno
Autores:
Claudio de Farias Augusto
Paulo Cesar Gomes dos Santos Júnior
ISBN
978-65-5379-525-9
DOI:
10.47573/aya.5379.1.273
N° páginas:
128
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
DD-MM-AAAA
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
No século XXI, o ciberespaço e a internet simbolizam intensamente as transformações globais, impactando profundamente as atividades governamentais dos Estados. A rápida evolução das tecnologias desde os anos 1990 desafia o controle estatal, enquanto o fluxo global de capitais, bens e informações enfraquece a soberania nacional.
Com o avanço do capitalismo e o ressurgimento de ideologias nacionalistas, a Nação-Estado moderna enfrenta uma crise de poder, apesar de sua influência persistente. A ciência política, confrontada com uma tecnologia global de comunicação instantânea, questiona os limites tradicionais de soberania.
A economia mundial produz instabilidades além do controle central, e o aumento dos conflitos armados levanta questões sobre a teoria política e a soberania. Na terceira década do século XXI, o otimismo dos anos 1990 cedeu lugar à insegurança com o avanço do populismo e extremismo.
Este trabalho explora os princípios da democracia liberal e sua relação com a globalização digital, revisitando a crise de 2008, o poder corporativo e o comportamento das grandes corporações no século XXI. A conclusão projeta essas discussões no contexto do governo de George W. Bush e a invasão do Iraque.
Claudio de Farias Augusto
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1978); graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UEG (atual UERJ) (1972), bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian no Laboratório Nacional de Engenharia Civil/LNEC/Portugal (1974); mestre em Engenharia de Produção pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1996), bolsista CAPES na Universidade de Lisboa/PT (2001); doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo/USP (2003). Desde 1979 é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, sendo, atualmente, Associado 4. Atua na Área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e Políticas Públicas, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: pensamento político clássico, teorias da revolução, teorias da democracia, pensamento sócio-político brasileiro, habitação e política urbana no Brasil. Trabalhou por cerca de vinte e dois anos na coordenação de Programas e Projetos de Habitação Social de médio e grande portes.
Paulo Cesar Gomes dos Santos Júnior
Doutorando e Mestre em Ciência Política pela UFF, possui graduação em Relações Internacionais e especialização em Informática e Programação de Computadores. Trabalhou por 20 anos como desenvolvedor de sistemas nos setores público e privado e atualmente se dedica a estudos interdisciplinares relacionando política e informática.