Letras em Pesquisas: graduandos em ação
Organizado por:
Prof.º Daniel Aguiar e Silva
ISBN
978-65-5379-495-5
DOI:
10.47573/aya.5379.2.307
N° páginas:
198
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
12-04-2024
Área do Conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Licença:
É com muita alegria que apresento o livro Letras em Pesquisas: graduandos em ação. A missão de fazer um prefácio pressupõe conhecimento da obra, dos autores e do tema, e, como diz o dicionário, é a ação de apresentar a outrem o trabalho expresso em um livro. É uma honra e um desafio que espero desempenhar bem, considerando toda a força expressa nesse trabalho.
Falar de um trabalho que engloba experiências e geografias distintas, orientadores e orientandos que, entre 2021 (em um ano ainda pandêmico) e 2023, produziram pesquisas relevantes em seu contexto as quais agora são expostas nesse livro, é uma enorme satisfação. Vou além, e digo que é um orgulho, como gestora da área de pesquisa, ver uma coletânea de trabalhos de estudantes concludentes do curso de Letras Português Inglês do IFCE, trabalhos estes sob a orientação do professor Daniel Aguiar e Silva, do Campus Tianguá, em 09 dos dez capítulos, e orientação do professor Bill Bob Adonis Arinos Lima e Sousa, do Campus Baturité (Capítulo 09), duas regiões que têm a serra em comum, assim como a Licenciatura em Letras, na produção desse material.
O livro, como o nome diz, traz as Letras como produtora de ciência através dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Trabalhos esses que reúnem conhecimentos agrupados, partilhados e sentidos em formações transpassadas pela pandemia de Covid-19. Depois de humanamente passar por essa experiência, conseguir concluir um curso, com a produção de algo efetivo não é trivial.
Ao longo de 10 capítulos, essa obra traz temas variados no contexto da formação Letras Inglês. O capítulo que abre o livro traz a visão que o discente de Letras tem sobre a escrita acadêmica; os Capítulos 5, 6 e 7 abordam algo muito presente no mundo atual: a influência da internet e das redes sociais e sua interação com as letras; os Capítulos 2, 3 e 4 trazem a gramática na Língua Portuguesa ou Inglesa como protagonista. Já os Capítulos 8 e 9 abordam experiências do ensino e análise de materiais didáticos fundamentais para o bom exercício da docência; e por último, o Capítulo 10 aborda o ensino bilingue de português e inglês, onde temos o relato de quem trabalha nesse “ambiente” que vem se desenvolvendo a cada dia que passa.
Sempre na perspectiva da pesquisa como princípio formativo, trazendo a observação, a reflexão, a descoberta e a análise fundamentada, é um livro que certamente contribuirá para inspirar outros estudantes e profissionais de Letras em seu percurso. É uma obra rica de experiências e partilhas, de tempos difíceis e de recomeços.
Joelia Marques de Carvalho
Pró-reitora de Pesquisa do IFCE
Daniel Aguiar e Silva
Graduado em Letras, com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Especialização em Linguística Aplicada pela Faculdade Sete de Setembro (Fa7/Fortaleza-CE) e Mestrado pelo Curso de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (Posla) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua em estudos relacionados à Linguística Aplicada ao ensino de línguas, Tradução Áudio Visual (TAV), Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE), Sociolinguística, Psicolinguística, Linguística de Corpus, Formação de Professores. Atualmente professor efetivo no curso de Licenciatura em Letras, com dupla habilitação (Língua Portuguesa, Inglesa, e respectivas literaturas) do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Atua junto com a comunidade estudantil seja em formação docente, com experiência em programas como o Residência Pedagógica, ou em cursos de extensão voltados ao ensino de inglês. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) e do Grupo de Pesquisa Estudos em Linguística Aplicada (GPEELA).
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20