Tópicos Especiais em Modelagem do Tempo, Clima e Sistema Terrestre
Organizado por:
Dra. Fernanda Casagrande
Dra. Noele Franchi Leonardo
Dra. Ana Carolina Nascimento Santos
Dra. Helena Barbieri de Azevedo
Dra. Regiane Moura
ISBN
978-65-5379-432-0
DOI:
10.47573/aya.5379.2.265
N° páginas:
136
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-02-2024
Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra
Licença:
Este livro apresenta uma visão abrangente sobre a Modelagem Numérica doTempo, Clima e Sistema Terrestre, abordando tópicos especiais que vão desde as origens da modelagem até os processos de interação entre aerossóis e nuvens. No primeiro capítulo, são discutidas as origens da modelagem do tempo, clima e sistema terrestre, apresentando a evolução histórica e os principais desafios enfrentados atualmente. Os capítulos seguintes abordam a modelagem do tempo e clima utilizando modelos atmosféricos e oceânicos regionais, com destaque para os avanços e desafios na área e o equacionamento envolvido.
O livro também apresenta aspectos importantes sobre a modelagem de ondas, assimilação de dados no contexto da previsão numérica do tempo e a modelagem da superfície continental. Além disso, são discutidos os aspectos sobre modelagem hidrológica a partir da previsão numérica de tempo, com foco em desastres naturais, e a modelagem agrometeorológica, que aborda o monitoramento, previsão e adaptação frente aos extremos climáticos. Por fim, o livro apresenta a modelagem da interação entre aerossóis e nuvens, um tema de grande relevância para a compreensão dos processos atmosféricos e climáticos.
Com uma abordagem clara e objetiva, este livro é indicado para estudantes e profissionais das áreas de meteorologia, climatologia, oceanografia e ciências ambientais, bem como para aqueles interessados em compreender os processos envolvidos na modelagem numérica do tempo, clima e sistema terrestre.
Boa leitura!
Dra. Fernanda Casagrande
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2005), possui Especialização em Manejo de Água para Irrigação (2007), Mestrado em Meteorologia (2008) pela Universidade Federal de Alagoas, Doutorado em Ciência Do Sistema Terrestre e Pós Doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2016). Atua na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, Mudanças Climáticas e Modelagem Numérica.
Dra. Noele Franchi Leonardo
Doutora em Meteorologia aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, linha de pesquisa Modelagem Paleoclimatica do Carbono Marinho. Possui Mestrado em Meteorologia pela UFRJ e graduação em Oceanografia pela UFPR. Atua na área de Geociências, com ênfase em Oceanografia, Meteorologia e Modelagem Numérica.
Dra. Ana Carolina Nascimento Santos
Doutora em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2014), linha de pesquisa em Modelagem da Perda se Solo. Possui mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (2010) e graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Trabalhou como analista no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais de 2012 a 2017. Atua na área de modelagem hidrológica para previsão de vazão.
Dra. Helena Barbieri de Azevedo
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui mestrado e doutorado em Meteorologia pelo curso de Pós-Graduação em Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ambos com ênfase em assimilação de dados. Foi pesquisadora visitante na University of Maryland (UMD) em 2017 e pós doutoranda na Université Catholique de Louvain (UCL) (2021 – 2023). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, Previsão Numérica do Tempo e Assimilação de Dados.
Dra. Regiane Moura
Doutora em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2017), onde também realizou o Pós-Doutorado em Meteorologia (2020). Obteve o mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela Universidade Federal do Paraná (2011), e licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atua na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, Oceanografia, Mudanças Climáticas e Modelagem Numérica. Seu trabalho de pesquisa concentra-se principalmente na análise de processos físicos de interação oceano-atmosfera.
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20