Ciências Humanas e Sociedade: estudos interdisciplinares – Vol. 2
Organizado por:
Prof.° Me. Ednan Galvão Santos
Prof.ª Ma. Karine Chaves Pereira Galvão
ISBN
978-65-5379-498-6
DOI:
10.47573/aya.5379.2.308
N° páginas:
251
Formato:
Livro Digital (PDF)
Publicado em:
29-04-2024
Área do Conhecimento
Ciências Humanas
Licença:
É com muita alegria que organizamos este livro, intitulado Ciências Humanas e Sociedade: estudos interdisciplinares – Vol. 2.
O segundo volume conserva a natureza interdisciplinar que o próprio título da obra sugere e aborda variados temas das Ciências Humanas e Sociais. O diálogo entre os diferentes campos epistemológicos tem o condão de construir pontes e fertilizar saberes.
Nenhum saber é absoluto, total ou completo. Todo saber é relativo. Cada saber pode sempre, por essa razão, receber contribuições, aportes e complementos oriundos de outras fontes do conhecimento.
Os estudos integrantes da presente obra refletem essa ideia e demonstram que os coautores acolheram fielmente a nossa proposta de organização. Agradecemos a cada coautor pelo empenho!
Aos leitores, é sempre oportuno destacar que as pesquisas aqui publicadas não trazem respostas definitivas sobre os temas e refletem apenas perspectivas parciais de seus autores. A humildade é uma máxima fundamental perante o vasto universo do conhecimento.
Desejamos uma ótima leitura!
Ednan Galvão Santos e Karine Chaves Pereira Galvão
Ednan Galvão Santos
Advogado e Professor universitário. Graduado em Direito. Licenciado em Filosofia. Investigador do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorando em Filosofia pela Universidade do Porto (Portugal). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional – IBDC.
Karine Chaves Pereira Galvão
Graduada em Enfermagem/Universidade Presidente Antônio Carlos/Campus Ubá, MG (2009). Mestre em Enfermagem, Linha de Pesquisa: Saúde Coletiva/Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Formação em Tutoria Pedagógica de Educação a Distância/UFMG (2016). Enfermeira da Universidade Federal de Viçosa (UFV), preceptora e supervisora de estágio do curso de Enfermagem da UFV, entre 2010 e 2022, vínculo efetivo. Professora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vínculo temporário (atual).
Sumário
-
Capítulo 1
Por que educar é um ato de resistência?
Walquiria Marcelina de Almeida, Kátia Regina de Souza da Silva e José Guilherme de Oliveira Castro
DOI: 10.47573/aya.5379.2.87.1
Páginas: 10-20